http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/issue/feed Com a Palavra, o Professor 2023-12-26T02:19:57+00:00 Prof. Claudinei de Camargo Sant'Ana revistacomapalavraoprofessor@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR, é um periódico de publicação eletrônica fruto de esforços do <strong><a title="Site GEEM" href="http://geem.mat.br" target="_blank" rel="noopener">Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)</a></strong> e destina-se à publicação eletrônica com periodicidade quadrimestral. Visa a divulgação de Práticas de Sala de Aula e produção científica de professores da Educação Básica, Graduandos, Pós-graduandos, enfim a produção de artigos inéditos de professores dos diversos níveis.</p> <p>e-ISSN <strong>2526-2882</strong></p> http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1018 Número Temático: "Contribuições de Paulo Freire para a América Latina e África" 2023-12-25T23:23:13+00:00 Maria Del Carmen Lorenzetti marieta.lorenzatti@gmail.com Florenço Mendes Varela florencov@gmail.com José Jackson Reis dos Santos jackson.santos@uesb.edu.br <p>O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire situa-se no campo de uma educação como prática de liberdade. Sua obra, no seu conjunto de ideias, alcançou diferentes partes do mundo, tornando-se universal e referência em países das mais diversas línguas e culturas. O presente dossiê objetiva socializar experiências, discussões epistemológicas, práticas, currículos e políticas em diferentes áreas do conhecimento cuja centralidade da análise reflita sobre abordagens oriundas do pensamento político-pedagógico e da práxis do educador Paulo Freire. Para este número da Revista “Com a Palavra, o Professor”, priorizaremos a publicação de artigos que discutam contribuições de Paulo Freire em países da América Latina e da África.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/975 Formação de educadores de Adultos em Cabo Verde: contribuição político pedagógica de Paulo Freire 2023-09-11T19:58:26+00:00 Florenço Mendes Varela florencov@gmail.com <p>O presente artigo apresenta a contribuição político-pedagógico de Paulo Freire na formação de educadores em Cabo Verde e suas repercussões nas políticas educativas, tendo por base um estudo realizado no âmbito do projeto de Doutorado em Educação (Varela, 2018). País arquipelágico, africano e saheliano, Cabo Verde é um dos raros países que desenvolveu uma política de educação e formação de adultos, original, com uma continuidade notável, um subsistema de educação extraescolar, paralelo e equivalente ao subsistema escolar, com um currículo e um programa específico, uma carreira de educadores integrada na carreira do pessoal docente e um sistema de reconhecimento e certificação. O realizado que conduziu à tese, propõe-se a contextualizar historicamente a formação de educadores e analisar os seus resultados, utilizando o estudo de caso, com caráter essencialmente descritivo. No que respeita à contribuição político-pedagógico de Paulo Freire, os resultados apontam que a formação de educadores teve repercussões positivas, nomeadamente, no desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da profissão, na democratização do acesso à educação, na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos e no fortalecimento do sistema educativo nacional.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1004 As raízes africanas da práxis político-pedagógica de Paulo Freire 2023-10-03T00:10:07+00:00 Afonso Celso Scocuglia acscocuglia@gmail.com <p>Neste artigo argumentamos sobre a relevância do trabalho realizado na África, nos anos 1970, nas práticas e nas reflexões de Paulo Freire. Os “escritos africanos”, especialmente aqueles colocados em Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo (1980b), demonstram a relevância e a potência dessas influências e indicam a repercussão delas nas práticas posteriores do educador brasileiro. Utilizamos como estratégia da escrita, duas sequências: na primeira, buscamos compreender como o período em foco determina rupturas importantes no discurso de Freire e, na segunda, como as suas considerações sobre aquilo que os marxistas chamam de “infraestrutura” impactam seu discurso, especialmente quanto ao trabalho como princípio educativo, às tarefas dos intelectuais-ficando-novos, o partido político como educador coletivo, entre outros conceitos estruturantes. Nestas mudanças discursivas, assim como nas práticas posteriores de Freire, as marcas do trabalho político-educativo de Amílcar Cabral e os conceitos gramscianos utilizados ganham relevância ímpar.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/987 Produzir conhecimento.com: o que eu aprendi com Paulo Freire 2023-09-11T19:52:42+00:00 Cesaltina Abreu tinaabreu53@gmail.com <p>Este texto é uma tentativa de registar, através de uma retrospectiva de quase 5 décadas, os efeitos da inspiração de Paulo Freire na minha vida de cidadã e de académica. Inicialmente causada pelo método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, em 1974, essa inspiração fortaleceu-se com o contacto com a obra de Paulo Freire e com os desafios ao longo do percurso, percebidos como oportunidades para a aplicação da práxis transformadora em distintos contextos, até chegar à extensão universitária cidadã, actividade actual. Na recuperação das memórias de cada um desses contextos e experiências, reavivaram-se os ensinamentos, e tornou-se talvez mais perceptível o quanto cada uma dessas experiências contribuiu para reproduzir e fortalecer a vontade de continuar a praticar o questionamento, o pensamento crítico, a exercitar a autonomia e a criatividade, em contraponto ao conformismo intelectual, à omissão e ao silêncio, tão presentes na nossa contemporaneidade. Nesse revisitar de muitos anos, tornou-se mais premente a necessidade de continuar na luta por uma educação emancipatória que “nos ensine a pensar e não a obedecer”.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/985 Contribuições de Paulo Freire no processo de alfabetização e de pós-alfabetização em São Tomé e Príncipe 2023-09-11T20:00:23+00:00 José Jackson Reis dos Santos jackson.santos@uesb.edu.br Sonia Maria Portella Kruppa skruppa@usp.br Rosângela Alves de Oliveira Santos rosangela.alves@uesb.edu.br <p>O presente artigo apresenta um estudo acerca das contribuições de Paulo Freire no processo de alfabetização e pós-alfabetização em São Tomé e Príncipe, na África, ocorrido entre 1976 e 1980.&nbsp; O objetivo central é descrever e analisar o contexto de ensino da leitura e escrita proposto nesse cenário, no qual Paulo Freire e sua equipe atuaram no processo de assessoria pedagógica e na formação de diversos sujeitos, organizados coletivamente para desenvolvimento das etapas de alfabetização e pós-alfabetização no país africano em questão, além da escrita de <em>Cartas aos Animadores e às Animadoras Culturais</em>. De natureza qualitativa, do tipo descritivo e documental, para realização da análise, o <em>corpus</em> da pesquisa é composto por cadernos destinados ao processo de alfabetização e pós-alfabetização e por <em>Cartas aos Animadores e às Animadoras Culturais</em>. Os materiais descritos e analisados, elaborados por Freire e equipe, em São Tomé e Príncipe, apresentam uma riqueza expressiva e sistemática da prática de ensino do processo de aprendizagem da leitura e escrita. Para além da técnica, apresentam uma proposta político-pedagógica revolucionária, com a proposição dessa apreensão de conhecimento da leitura e escrita como ato político, social, cultural, produtivo e como instrumento de transformação na vida dos/as educandos/as. O/A animador/a cultural e os/as alfabetizandos/as ocupam papel de protagonistas nesse processo de aprendizagem, transformando e conhecendo, com outro olhar, a realidade em que vivem e sendo transformadas por ela.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/992 Produção do conhecimento em Cabo Verde e Brasil: diálogos a partir da concepção de ciência aberta 2023-10-02T15:30:46+00:00 Eládio José de Góes Brennand eladiobrennand@gmail.com Edna Gusmão de Góes Brennand ednabrennand@gmail.com <p>O artigo analisa a experiência de produção científica de um grupo de pesquisadores do Projeto Africanidade, uma Cooperação Internacional para o desenvolvimento de um curso de pós-graduação (Lato Sensu) para professores e gestores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Cabo Verde e no Brasil. Experiência inédita, o projeto foi produzido e executado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e financiado pelo Ministério da Educação do Brasil (financiador) e o Ministério de Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabo Verde (cofinanciador). Usou tecnologias digitais interativas, na modalidade semipresencial, para execução das disciplinas e acompanhamento das pesquisas. Paulo Freire foi a inspiração teórico-metodológica que gerou a escuta entre os parceiros e a definição das estratégias para o desenvolvimento das atividades de pesquisas dos Trabalhos Finais de Curso (TCC). Ademais, também serviu de norteador para as pesquisas implementadas e para a construção de materiais didáticos, tais como: hipermídias impressos, e-books, videoaulas, painéis radiofônicos e salas de aulas virtuais. A produção dos materiais didáticos teve a participação de alunos africanos oriundos dos três países, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, matriculados em cursos de Graduação e Pós-graduação da UFPB. As pesquisas basearam-se no entendimento de que investigações de temáticas históricas e contemporâneas não podem ocorrer fora do que se denomina de ciência aberta. Os resultados foram alcançados através da produção compartilhada de materiais didáticos e da conclusão e defesa de 43 trabalhos com posterior publicação, através de periódicos, capítulos de livros, anais de eventos e conferências.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Africanidade, Ciência aberta, Diálogos interculturais, Paulo Freire.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/973 O agravamento da desigualdade social no Brasil no governo de extrema direita: ataques aos direitos humanos e ao ideário crítico de Paulo Freire 2023-09-11T19:48:18+00:00 Daniel Ribeiro de Almeida Chacon prof.danielchacon@gmail.com Caio César Sousa Marçal caioabu@gmail.com Aline Choucair Vaz aline.vaz@uemg.br <p>O presente artigo discute o agravamento das desigualdades sociais no contexto político, econômico e educacional do Brasil sob o governo de extrema direita, bem como o ataque aos direitos humanos e ao pensamento crítico de Paulo Freire. A intenção é destacar dados relevantes que abordam a ampliação dessas desigualdades no país durante o mandato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. O artigo aponta para a influência da ideologia neoliberal dominante, que perpetua e agrava as relações de poder desiguais entre opressores(as) e oprimidos(as). Nesse sentido, a obra “Pedagogia do oprimido”, de Paulo Freire, surge como a principal chave hermenêutica e metodológica para a análise crítica das questões sociais e educacionais relacionadas ao agravamento das desigualdades sociais e à luta pelos direitos humanos. Por fim, as considerações finais destacam a importância das contribuições de Paulo Freire no contexto atual, especialmente no que se refere à transformação revolucionária da sociedade.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/990 El diálogo freireano como facilitador de subjetivación política 2023-09-11T20:04:22+00:00 Daniel Alejandro Garcia dangaroki@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta a dimensão dialógica na proposta epistemológica de Freire e sua relação com a cultura escrita nas práticas orais. Em particular, pretende-se analisar brevemente as variações socioculturais do discurso em contextos de sala de aula e a prevalência de certas avaliações hegemónicas sobre os modos de falar, em virtude da importância de um certo “falar bem” (TROGLIA, 2012), para enquadrar esse prática dialógica que decide abandonar o “mutismo” (FREIRE, 1965). Também, articulando algumas citações de Freire, propõe-se um contexto de valorização específica dos modos de enunciação, de modo a abandonar privilégios associados exclusivamente à escrita, a partir do entendimento da oralidade e da escrita como dois componentes de uma mesma prática. Além disso, será relevante em seu desenvolvimento analisar a assunção de outras vozes por quem estuda no marco dos processos de subjetivação que derivam das propostas educativas de Freire. Acima de tudo, torna-se fundamental identificar aqueles processos de subjetivação política emergentes e as novas formas de enunciar a partir das posições subjetivas daqueles que passaram por instâncias formativas.</span></p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/989 Volver a Freire desde nuevos territórios: saberes y conocimientos 2023-09-11T20:07:05+00:00 Alicia Inés Villa alivilla@gmail.com <p>En el presente artículo se ensayan tres premisas de discusión: 1) Se asiste a un tiempo histórico en el que eclosionan las identidades particulares, ligadas a micro luchas, con nuevos clivajes, con nuevos campos de conceptualización donde la dimensión territorial de la vida nos obliga a mirar otros entrecruzamientos y otras epistemes. 2) Para comprender el estado social de la educación, entendida como la forma en que las personas y las comunidades se organizan para asegurar la transmisión de la experiencia social, es necesario una lectura contextual más compleja que la realizada por Freire al menos en su primera etapa. 3) La pregunta acerca de cómo se educan los adultos/as, dónde se educan los adultos/as, que saberes portan, que saberes buscan, como y con que se identifican (en múltiples identificaciones) requiere andar la distancia temporoespacial entre los educandos de Freire y los nuevos adultos/as educandos que hacen nuestras aulas.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/988 Ante la tentación autoritaria…Una pedagogía de la emancipación 2023-09-11T20:09:56+00:00 Mariana Alejandra Tosolini mariana.tosolini@unc.edu.ar <p>En esta presentación compartimos algunas reflexiones sobre categorías de Paulo Freire que consideramos fundamentales para enfrentar los retos sociales y educativos que emergen en los actuales escenarios. La relectura&nbsp; de los postulados freireanos &nbsp;a la luz de las problemáticas emergentes se vuelve necesaria este contexto &nbsp;por la expansión de &nbsp;políticas que revitalizan visiones instrumentalistas y mercantilistas de la educación. Si bien estas visiones no son nuevas, son resignificadas por el desarrollo de una derecha que ha renovado sus dispositivos de control ideológico. Frente a la profundización de las desigualdades y la expansión de ideas conservadoras en América Latina recuperamos la educación como acto político y la relación pedagógica como vinculo humanizador para pensar alternativas emancipadoras.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1009 Uno Educación Popular y Movimientos Sociales durante la Gestión de Paulo Freire (SME-SP, 1989-1991) 2023-11-08T17:51:40+00:00 Roberto Elisalde pimsep27@gmail.com <p><strong><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Resumen</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></em></strong></p> <p>&nbsp;</p> <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">En este artículo analizaremos uno de los períodos menos referenciados de la producción y acción de Paulo Freire y equipo: la gestión del educador brasileño a cargo de la Secretaría Municipal de Educación de San Pablo (SME-SP) durante el período 1989-1991. . </span><span style="vertical-align: inherit;">. </span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">y el gobierno del Partido de los Trabajadores (PT). </span></span></span></span></span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Destacaremos en este trabajo las relaciones políticas y pedagógicas entre los Movimientos Sociales, la Educación Popular y la Gestión Freiriana en el Estado a partir de una de las experiencias más significativas de este proceso, como lo es el Movimiento de Alfabetización San Pablo (MOVA - SP).</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Palabras clave:</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> Educación popular- Freire-Movimientos sociales- MOVA-Políticas públicas.</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Resumen</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></strong></p> <p>&nbsp;</p> <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">En este artículo analizaremos uno de los períodos menos referenciados en la producción y acción de Paulo Freire y su equipo: la gestión del educador brasileño al frente de la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo (SME-SP) en el período 1989. -1991 y baja el gobierno del Partido de los Trabajadores (PT). </span></span></span></span></span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">En este trabajo, resaltaremos las relaciones políticas y pedagógicas entre los Movimientos Sociales, la Educación Popular y la Gestión Freireana en el Estado a partir de una de las experiencias más significativas de este proceso, como fue el Movimiento de Alfabetización de São Paulo (MOVA-SP).</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">&nbsp;&nbsp; Palabras clave:</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> Educación popular - Freire - Movimientos sociales –</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">&nbsp;&nbsp; MOVA - Políticas públicas.</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Abstracto</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">En este artículo analizaremos uno de los períodos menos referenciados de la producción y acción de Paulo Freire y su equipo: la gestión del educador brasileño a cargo de la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo (SME-SP) durante el período 1989- 1991. </span></span></span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">y bajo el gobierno del Partido de los Trabajadores (PT). </span></span></span></span></span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Destacaremos en este trabajo las relaciones políticas y pedagógicas entre los Movimientos Sociales, la Educación Popular y la Gestión Freiriana en el Estado a partir de una de las experiencias más significativas de este proceso, como fue el Movimiento de Alfabetización de São Paulo (MOVA-SP).</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Palabras clave</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> : Educación popular- Freire-Movimientos sociales-MOVA-Políticas públicas</span></span></span></span></span></span></span></span></span></span></p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/978 Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional, suas experiências e relações com o processo educacional: um olhar a partir das proposições Freireanas 2023-09-11T20:14:18+00:00 Wederson de Souza Gomes wederson.gomes@aluno.ufop.edu.br Regina Magna Bonifácio Araújo regina.araujo@ufop.edu.br <p>O presente artigo pretende analisar os sentidos que os indivíduos privados de liberdade atribuem à educação, considerando as contribuições de Paulo Freire. Tendo em vista que essa ação educacional está inserida na modalidade Educação de Jovens e Adultos, tratar-se-á dos desafios e entraves enfrentados pela EJA após a promulgação da Constituição Federal (1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96). Os debates acerca das especificidades de currículo, formação de professores e subjetividades dos sujeitos nortearão as discussões, haja vista que dentre os muitos desafios impostos à EJA, acreditamos que estes sejam alguns dos maiores problemas para a promoção de uma educação mais significativa a quem se encontra privado de liberdade. Desenvolver-se-á algumas considerações e análises sobre as respostas aos questionários, dispositivos utilizados na pesquisa, à luz do que propõem autores que se debruçaram sobre as proposições freireanas, a Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade, bem como dos dados que se encontram disponíveis no Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional – SIDESPEN. A experiência pedagógica realizada numa unidade prisional atrelada às questões colocadas aos apenados permitiu vislumbrar que os discentes têm a acepção de que a educação é um dos instrumentos possíveis à ressocialização e à sua emancipação como ser no mundo.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/976 O legado de Paulo Freire e a Ecologia de Saberes na Formação de Professoras/es Pesquisadoras/es da EJA 2023-09-11T20:15:39+00:00 Edite Maria da Silva de Faria editedefaria@gmail.com <p>O texto toma como referência teórica e metodológica os princípios, pressupostos e concepção de Educação na obra de Paulo Freire. O surgimento de múltiplas vozes vibrantes e o erguimento de governos tidos como populares e democráticos trouxeram novas experiências, novos desafios, sentidos na América Latina (AL) e no contexto brasileiro. Entendemos ser urgente e necessária a ampliação do diálogo a partir de diferentes saberes, dizeres, olhares, ouvires, sentires no atual cenário da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do aprofundamento dos referenciais freirianos na universidade, nas pesquisas, na formação de professores, nas escolas e para além dela. As questões norteadoras que provocam a reflexão: a Ecologia de Saberes e os estudos teóricos sobre a Interculturalidade podem contribuir para (re)pensar a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA na Contemporaneidade? Como a dialogicidade, a problematização e a contextualização poderão fundamentar as práticas pedagógicas das utopias aos inéditos viáveis no campo fértil e potente da EJA? A referência singular e protagonista de Paulo Freire no contexto da Educação Popular (EP) contribui para repensar a Educação como elemento determinante no diálogo entre História e cultura. Somos partícipes da mudança e do movimento em múltiplos espaços e tempos e nos refazemos no movimento da própria vida.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/974 Freire e a leitura crítica: uma perspectiva emancipatória 2023-09-11T20:17:51+00:00 Wandréa Cosme Silva Santos wcdeass@gmail.com Maria Aparecida Pacheco Gusmão aparecida.gusmao@uesb.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar o conhecimento acerca dos conceitos de autonomia e emancipação do sujeito, problematizando e compreendendo a relação entre a educação e o processo emancipante do estudante do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA). Para tanto, discorre-se sobre as concepções de Kant (2009) e Freire (2010), que consideram o “esclarecimento” essencial no processo emancipante. Apresenta-se e discute-se sobre o interesse da burguesia no controle das classes populares e o campo do gerenciamento da educação. Na sequência do texto, argumenta-se sobre a importância da criticidade da leitura e da escrita para ampliação da autonomia dos educandos dessa modalidade da educação básica. Nesse contexto, os estudos sobre emancipação de Freire (1989, 1999, 2005, 2010) constituem o principal referencial analítico. A análise desenvolvida permite inferir que o exercício da leitura e da escrita, numa perspectiva emancipatória, é uma prática relevante para desenvolver o pensamento crítico-reflexivo e, consequentemente, a autonomia do estudante dessa modalidade da educação brasileira.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/814 Uma proposta de sequência didática para o ensino de funções quadráticas por meio da construção de ponte de palitos 2023-12-19T20:31:05+00:00 Lilliane Araújo Lima Brito araujolilliane@gmail.com Marcos Grilo grilo@uefs.br <p>O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de funções quadráticas por meio da construção de ponte de palitos. Apoiado no diagnóstico realizado em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Alagoinhas, Bahia, a nossa proposta teve como gênese um exercício do livro didático da coleção Contato Matemática, dos autores Joamir Roberto de Souza e Jacqueline da Silva Ribeiro Garcia, editora FTD. A elaboração da sequência didática foi baseada em um ensaio teórico que analisa a estrutura de uma ponte usando modelagem matemática. Os resultados da pesquisa revelaram que a estratégia de confecção de ponte de palitos contribuiu no processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas da turma. Avaliamos a transformação da prática educativa do professor de Matemática egresso do PROFMAT e percebemos que o programa, apesar de relevante no aprofundamento de conteúdos matemáticos, não está imerso em um contexto de práxis educativa.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1016 Editorial 2023-12-25T22:25:14+00:00 Irani Parolin Sant´Ana irani@ccsantana.com Claudinei Camargo Sant'Ana revistacomapalavraoprofessor@gmail.com 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1017 Sumário 2023-12-25T22:29:48+00:00 Irani Parolin Sant´Ana irani@ccsantana.com Claudinei Camargo Sant'Ana revistacomapalavraoprofessor@gmail.com 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/811 A interdisciplinaridade e os saberes docentes: é possível estabelecermos uma relação? 2023-11-06T01:34:59+00:00 Daniela Tavares Maciel danielamaciel.t@hotmail.com Andréia Francisco Afonso andreia.afonso@ufjf.edu.br <p>Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve início em 2020, cujo objetivo foi investigar quais dos saberes docentes, classificados por Gauthier et al. (2013), foram mobilizados por seis professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola de âmbito federal, durante a prática, considerada por eles como interdisciplinar. Para isso, enviamos um questionário aos docentes pelo correio eletrônico e as respostas recebidas foram interpretadas pela Análise de Conteúdo, de acordo com Bardin (2016). Percebemos que os saberes docentes mobilizados foram: o disciplinar, o curricular, o da ciência da educação e o experiencial. Foi possível ainda identificar que os professores participaram de aulas nas quais foram feitas leituras e discussões sobre interdisciplinaridade ainda durante a formação inicial. Mas a compreensão do que seja uma prática interdisciplinar não encontrou consenso entre os participantes, o que vai ao encontro da literatura científica, que indica ser a interdisciplinaridade um termo polissêmico.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/599 O lúdico e o ensino de Matemática nos anos iniciais: orientações à docência de acordo com alguns documentos 2023-12-21T18:45:20+00:00 Marta Cristina Cezar Pozzobon marta.pozzobon@hotmail.com Patrícia dos Santos Moura patriciamouraunipampa@gmail.com Karen Lapuente Souza klapuentesouza@gmail.com <p>Neste artigo, busca-se problematizar os ditos sobre o lúdico e o ensino da matemática em alguns documentos que norteiam ou nortearam o trabalho dos docentes dos anos iniciais. Questiona-se: De que modo são propostas as relações entre o lúdico e o ensino da matemática em alguns documentos para a docência nos anos iniciais? Quais as orientações para os professores que ensinam matemática? Desenvolveu-se uma análise qualitativa em dois documentos que visam a formação continuada de professores dos anos iniciais: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2014) e o Pró-Letramento (2007). A partir dos materiais, propõe-se o grupo de análise: “o potencial educativo dos jogos e das brincadeiras para a docência em matemática”. Conclui-se que os ditos propostos a partir dos documentos analisados determinam “o que” e “como” ensinar, promovem modos de pensar a docência, de ensinar e aprender matemática e de produzir as subjetividades docentes.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/549 Fatores que influenciam a qualidade de Ensino Superior na Região Académica VI de Angola 2022-10-17T17:25:28+00:00 Germano Chivinda Funda Chivinda Funda numbiyove@hotmail.com <p>O interesse pelos recursos humanos qualificados é uma luta constante das políticas públicas de governação de todos os países, já que, até a actualidade está comprovado que os mesmos constituem a melhor riqueza de qualquer Nação. Para tornar exequível esta tarefa, o ensino superior é, sem dúvida, um sector social preponderante. Para tal, desde 2009, o executivo angolano leva a cabo um processo de criação de novas regiões académicas e de novas instituições de ensino superior públicas, estando o país dividido por oito regiões académicas. A província da Huíla e do Namibe constituem a Região Académica VI, assim fez-se o estudo no sentido de diagnosticar e apresentar algumas propostas relativas a qualidade de ensino. O estudo está associado ao mestrado em Governação e Gestão Pública, do Centro de Pesquisas em Políticas Públicas e Governação Local da Faculdade de Direito da UAN, e cuja prova pública aconteceu em Agosto de 2019. A pesquisa é essencialmente qualitativa, e tem como objectivo: Conhecer os factores que influenciam a qualidade de ensino superior na Região Académica VI de Angola. Os resultados da pesquisa revelam que, a dotação financeira atribuída, não resulta de um diagnóstico de necessidades das mesmas, o que dificulta a autonomia administrativa, patrimonial e financeira, por outra, o MESCTI não permite a cobrança de uma taxa, mesmo que ínfima, de comparticipação mensal aos estudantes para a concretização da auto-sustentação das mesmas; afigurando-se dentre outros, como factores que influenciam a qualidade de ensino.</p> <p>Conceitos – chave: Políticas Educativas, Ensino Superior, Qualidade de Ensino.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1013 Usando RPG no ensino da Matemática 2023-12-20T21:58:55+00:00 Felipe Queiroz da Silva mrfelipequeiroz@gmail.com <p>Neste trabalho é apresentada uma proposta de utilização pedagógica do Roleplaying Game (RPG) como ferramenta lúdica para auxiliar no ensino da matemática. São discutidas as definições de RPG e de RPG pedagógico e suas diferenças. São apresentados alguns resultados e pesquisas realizadas relacionando o RPG e as histórias em quadrinhos de super-heróis com o ensino de diversas disciplinas. É apresentado também um sistema de regras e uma aventura introdutória para ser aplicada em sala de aula com turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, trabalhando conteúdos de matemática de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, com duração de oito horas-aula. Concluímos nosso trabalho oferecendo ideias de como trabalhar o RPG durante todo o ano letivo em um projeto interdisciplinar.</p> 2023-12-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Com a Palavra, o Professor