Submissões

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Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .DOC.
  • URLs para as referências foram informadas e estão corretas.
  • O texto usa uma fonte Georgia de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores declaram que:
    a- O conteúdo é original e não consiste em plágio ou fraude;
    b- O manuscrito não será avaliado ou submetido a outro jornal até a decisão final desta
    revista;

Definição dos padrões bibliográficos e padrões de formatação de texto da revista para Relatos de Práticas e Artigos: É indispensável que todos os autores estejam cadastrados na revista!


Dossiê: As propostas de números temáticos devem ser encaminhadas para o endereço: geem.uesb@gmail.com


---------------------------------RELATOS DE PRÁTICAS-----------------------------


Podem ser submetidos relatos, histórias e narrativas de experiências de sala de aula por exemplo: experiências com o Estágio Supervisionado, PIBID, pesquisas desenvolvidas na graduação e também experiências práticas de professores (relatos de experiência, estratégias pedagógicas em sala de aula). A submissão pode ser realizada por discentes ou professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e demais modalidades. Característica da Proposta: Descreva uma aula/atividade que considere interessante, desenvolvida no âmbito de um componente curricular ou interdisciplinar, nos diversos anos escolares. Conte-nos suas dificuldades, desafios e progressos, seguindo o padrão estabelecido: Resumo da aula/atividade, contendo de 150 (cento e cinquenta) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com indicação de três a quatro palavras-chave; Temática da aula/atividade (duração); Objetivos da atividade/aula (motivação); Conteúdos (delimitando o ano escolar); Procedimentos (descrição das etapas da aula/atividade); Reflexões (avaliação da aula/atividade desenvolvida pelo professor e estudantes, pontos positivos e negativos, sugestões); Referências (livros, artigos, sites) Submissão 1. Recebimento contínuo devem ser submetidos no site da revista: http://geem.ojs.galoa.com.br/index.php/CPP. 2. Agradecimentos e demais informações (deve constar no final do texto, após as referências) Avaliação 1. O Relato de Prática enviado para a Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR será submetido à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia. 2. A política de ética de publicação da Revista: a) obedece à Resolução n° 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas envolvendo seres humanos; b) procede ao envio para o(s) autor(es) do parecer conclusivo. 3. A escrita do texto deve está adequada à norma culta da Língua Portuguesa. 4. Caso necessário, para que o trabalho aprovado seja publicado, serão sugeridas mudanças e correções a serem feitas pelos autores visando à melhoria do texto. 5. Modelo de Biografia Resumida (Deve constar no final do texto, após as referências) a) Nome completo sem abreviações. b) Formação inicial; c) Informar a maior titulação com “Nome da Universidade ou Escola” (SIGLA/Nome do Campus). d) Função atual: Estudante, Professor da Escola, Universidade “Nome da Escola ou Universidade” (SIGLA/Cidades/Estado). e) Contato: email-para-contato@email.com Formatação 1. Número de páginas deve ficar entre 9 e 14 páginas; 2. Título: maiúsculo e negritado, fonte Georgia, tamanho 12. 3. Folha tamanho A4, arquivo em formato DOC; margens 2 cm sem paginação; fonte Georgia, tamanho 11, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo de parágrafos na primeira linha de 1,25 cm. 4. as imagens, tabelas e gráficos deverão ser inseridas centralizadas no texto 5. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto. 6. As notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem indispensáveis. 7. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento entre linhas de 1,0 cm com recuo de 4 cm e fonte Georgia tamanho 10. Verificar modelo já publicado no site. Caso encontre algum problema em submeter a proposta, favor contatar o suporte!


----------------------------------------ARTIGOS---------------------------------


Submissão 1. Os artigos são de recebimento contínuo devem ser submetidos no site da revista: http://geem.ojs.galoa.com.br/index.php/CPP. 2. Em relação à transferência de documentos, esses devem ser anexados no momento de envio do artigo. 3. Agradecimentos e demais informações (Deve constar no final do texto, após as referências) Avaliação 1. O artigo enviado para a Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR será submetido à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia. 2. A política de ética de publicação da Revista: a) obedece à Resolução n° 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas envolvendo seres humanos; b) procede ao envio para o(s) autor(es) do parecer conclusivo do artigo. 3. A apreciação pelos pareceristas está fundamentada: na coerência do tema com o texto; na consistência do resumo que deve apresentar objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados; na relevância do conhecimento produzido para a comunidade científica e consistência das ideias conclusivas. 4. A escrita do texto deve está adequada à norma culta da Língua Portuguesa. 5. Caso necessário, o artigo aprovado serão sugeridas mudanças e correções pelos autores visando à melhoria do texto. Modelo de Biografia Resumida (Deve constar no final do texto, após as referências) 1. Nome completo sem abreviações. 2. Formação inicial; 3. Informar demais especializações: Especialista, Mestre, Doutor, Pos-Doutor, definir as especialidades com “Nome da Universidade ou Escola” (SIGLA/Nome do Campus). 4. Função atual, Professor da Escola, Universidade “Nome da Escola ou Universidade” (SIGLA/Cidades/Estado). Integrante do Grupo de Pesquisa “Nome do Grupo” (SIGLA DO GRUPO/ UNIV./INSTITUIÇÂO DE VINCULAÇÃO). 5. Contato: emailparacontato@email.com 6. Link do lattes (quando houver): Formatação 1. O artigo deve ser configurado para papel tamanho A4, arquivo em formato DOC; margens 2 cm sem paginação; as ilustrações, as tabelas e as fórmulas deverão ser inseridas no texto com título e origem (Georgia, tamanho 10), espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo de parágrafos na primeira linha de 1,25 cm e o arquivo de texto não deve ultrapassar 2MB. 2. O título deverá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres com espaço. 3. A primeira página deve conter o título em português e inglês (resumo e abstract); o título deve vir em caixa alta, seguindo do nome do(s) autor(es). 4. O artigo deve ser inédito, escrito em português, conter de 15 a 25 laudas, incluir resumo em português e inglês no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com indicação de três a quatro palavras-chave em cada idioma. 5. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto. 6. As notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem indispensáveis. 7. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples, recuo de 4 cm e fonte Georgia tamanho 10. Citações 1. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples, recuo de 4 cm e fonte Georgia tamanho 10. 2. As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT ─ NBR 10520, Agosto, 2002. Exemplos: Teixeira (1952, p. 70); (TEIXEIRA, 1952) e (TEIXEIRA, 1952, p. 71). 3. As referências no final do texto devem obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023, Agosto 2002; NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa; NBR 10520 – Citações em documentos; NBR 6023 – Referências; NBR 6028 – Resumo; NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos; 4. Exemplos: a) Livros: SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas. b) Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome abreviado (Org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX–XX (página: inicial e final separadas por hífen). c) Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano. d) Trabalhos publicados em eventos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento...Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. XX–XX . Descrição física. Notas. e) Dissertações, teses: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (X v. ou X f.). Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. f) Homepages: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: ...... . Acesso em: dia mês abreviado. Ano. g) Legislações: PAÍS. Decreto nº ............, data, mês e ano. Assunto do que trata a legislação. Disponível em: ......... Acesso em: data, mês e ano.


----------------------------------------Resumos de Teses e Dissertações---------------------------------


Para publicação dos Resumos (Tese e Dissertações de Mestrado) deve-se submeter documento em formato Word, contendo: a)dados bibliográficos: SOBRENOME, Nome Sem Abreviação - Título completo. Dissertação de Mestrado ou Tese. Cidade, Estado: Programa de Pós-graduação em XXXXXX. Universidade XXXXXXXXXX, mês, ano. b)link para acesso a sua dissertação, preferencialmente do programa onde foi defendida. c)o resumo deve ser o mesmo publicado digitalmente no original da Tese ou Dissertação. Serão priorizadas pesquisas relacionadas com a Educação Matemática.