Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, caso não tenha utiliado, sugerimos a utilização de alguns softwares existente em Plágio Identificadores,
  • O texto não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .DOC ou .DOCX conforme o Modelo para Texto,
  • Os autores declaram que:
    a- O conteúdo é original e não consiste em plágio ou fraude;
    b- O manuscrito não será avaliado ou submetido a outro jornal até a decisão final desta revista;
    c- As opiniões e definições são responsabilidade dos autores e não expressam e nem representam responsabilidade da revista ou de seus integrantes.
  • O texto usa uma fonte Georgia de 11 pontos; recuo na primeira linha de 1,5 e espaço 1,5 entre linhas, margem 2,5 direita, esquerda, superior e inferior, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • URLs para as referências foram informadas e estão corretas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em
    Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os textos não devem possuir mais de 4 autores.

Diretrizes para Autores

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Licença Creative Commons: Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC).

A revista NÃO COBRA qualquer taxa.

Definição dos padrões bibliográficos e padrões de formatação de texto da revista para Relatos de Práticas e Artigos.

É indispensável que todos os autores, coautores estejam registrados no sistema da revista e informem o ORCID.

O tempo médio de avaliação, considerando a data de submissão e o processo de avaliação varia conforme a demanda de submissão e o trabalho dos pareceristas.

Informamos ainda que, o Conselho Editorial decidirá pelo momento oportuno para publicação das submissões aprovadas.

Assegurando a avaliação pelos pares cega
Apesar do esforço e dedicação de toda a Equipe Editorial, consideramos importante que todos os autores procurem colaborar assegurando e garantindo a avaliação por pares cega, de maneira que todos os envolvidos no processo de avaliação verifiquem:
1-Nos arquivos submetidos os nomes devem ser substituidos por "Autor";
2-Não devem constar informações pessoais de qualquer ordem, por exemplo e-mail e notas de rodapé;
3-Não colocar os respectivos ORCID dos autores;
4-Nas submissões em .DOC utilizando documentos do Microsoft Word, deve-se remover informações de identificação e propriedades do documento, seguindo a sequência:  Aqruivo>Informações>Inspecionar documento>(excluir as informações de autoria), posteriormente salvar o documento. Realizar procedimento semelhante no Mac, na sequência: Word>Preferências>(excluir as informações de autoria), posteriormente salvar o documento e se for o caso, clique em Revisão>Proteção>Proteção do Documento e selecione "Remover informações pessoais deste documento ao salvar" e clique em OK. É possível ver o procedimento em: GEEM OJS

-------------------------------------------------------Dossiê-------------------------------------------------------
As propostas de números temáticos devem ser encaminhadas para o endereço: revistacomapalavraoprofessor@gmail.com
------------------------------------------RELATOS DE PRÁTICAS------------------------------------------
Podem ser submetidos relatos, histórias e narrativas de experiências de sala de aula (Número de páginas deve ficar entre 9 e 15 páginas) por exemplo: experiências com o Estágio Supervisionado, PIBID, pesquisas desenvolvidas na graduação e também experiências práticas de professores (relatos de experiência, estratégias pedagógicas em sala de aula).

A submissão pode ser realizada por discentes ou professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e demais modalidades no site da revista: http://geem.ojs.galoa.com.br
Característica da Proposta:
-Descreva uma aula/atividade que considere interessante, desenvolvida no âmbito de um componente curricular ou interdisciplinar, nos diversos anos escolares. Conte-nos suas dificuldades, desafios e progressos, seguindo o padrão estabelecido:
1)Resumo (Português e Inglês) da aula/atividade, contendo de 150 (cento e cinquenta) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras
2)Indicação de três a quatro palavras-chave;
3)Temática da aula/atividade (duração);
4)Objetivos da atividade/aula (motivação);
5)Conteúdos (delimitando o ano escolar);
6)Procedimentos (descrição das etapas da aula/atividade);
7)Reflexões (avaliação da aula/atividade desenvolvida pelo professor e estudantes, pontos positivos e negativos, sugestões);
8)Referências (livros, artigos, sites)
Submissão
1. Recebimento contínuo devem ser submetidos no site da revista: http://geem.ojs.galoa.com.br/index.php/CPP.
2. Agradecimentos e demais informações (deve constar no final do texto, após as referências)
Avaliação
a) O Relato de Prática enviado para a Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR será submetido à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.
b) A política de ética de publicação da Revista: 1) obedece à Resolução n° 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas envolvendo seres humanos; 2) procede ao envio para o(s) autor(es) do parecer conclusivo. 3)A escrita do texto deve estar adequada à norma culta da Língua Portuguesa.
c) Caso necessário, para que o trabalho aprovado seja publicado, serão sugeridas mudanças e correções a serem feitas pelos autores visando à melhoria do texto.
d) Modelo de Biografia Resumida (Deve constar no final do texto, após as referências) 1) Nome completo sem abreviações. 2) Formação inicial; 3) Informar a maior titulação com “Nome da Universidade ou Escola” (SIGLA/Nome do Campus). 4) Função atual: Estudante, Professor da Escola, Universidade “Nome da Escola ou Universidade” (SIGLA/Cidades/Estado). 5) Contato: email-para-contato@email.com Formatação
e) Número de páginas deve ficar entre 9 e 14 páginas; Título: maiúsculo e negritado, fonte Georgia, tamanho 12. 3. Folha tamanho A4, arquivo em formato .DOC; margens 2 cm sem paginação; Corpo do texto fonte Georgia, tamanho 11, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo de parágrafos na primeira linha de 1,5 cm. 4. as imagens, tabelas e gráficos deverão ser inseridas centralizadas no texto 5. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto. 6. As notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem indispensáveis. 7. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento entre linhas de 1,0 cm com recuo de 4 cm e fonte Georgia tamanho 10. Verificar modelo já publicado no site. Caso encontre algum problema em submeter a proposta, favor contatar o suporte!
-----------------------------------------------------ARTIGOS-----------------------------------------------------
Submissão
1. Os artigos (devem ser inéditos, escritos em português, conter de 15 a 25 páginas) são de recebimento contínuo devem ser submetidos no site da revista: http://geem.ojs.galoa.com.br,
2. Em relação à transferência de documentos, esses devem ser anexados no momento de envio do artigo. 3. Agradecimentos e demais informações (Deve constar no final do texto, após as referências)

Avaliação 1. O artigo enviado para a Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR será submetido à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia. 2. A política de ética de publicação da Revista: a) obedece à Resolução n° 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas envolvendo seres humanos; b) procede ao envio para o(s) autor(es) do parecer conclusivo do artigo. 3. A apreciação pelos pareceristas está fundamentada: na coerência do tema com o texto; na consistência do resumo que deve apresentar objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados; na relevância do conhecimento produzido para a comunidade científica e consistência das ideias conclusivas. 4. A escrita do texto deve estar adequada à norma culta da Língua Portuguesa. 5. Caso necessário, no artigo aprovado serão sugeridas mudanças e correções pelos autores visando à melhoria do texto. Modelo de Biografia Resumida (Deve constar no final do texto, após as referências) 1. Nome completo sem abreviações. 2. Formação inicial; 3. Informar demais especializações: Especialista, Mestre, Doutor, Pos-Doutor, definir as especialidades com “Nome da Universidade ou Escola” (SIGLA/Nome do Campus). 4. Função atual, Professor da Escola, Universidade “Nome da Escola ou Universidade” (SIGLA/Cidades/Estado). Integrante do Grupo de Pesquisa “Nome do Grupo” (SIGLA DO GRUPO/ UNIV./INSTITUIÇÂO DE VINCULAÇÃO). 5. Contato: emailparacontato@email.com 6. Link do lattes (quando houver): Formatação 1. O artigo deve ser configurado para papel tamanho A4, arquivo em formato DOC; margens 2 cm sem paginação; Corpo do texto fonte Georgia, tamanho 11; as ilustrações, as tabelas e as fórmulas deverão ser inseridas no texto com título e origem (Georgia, tamanho 10), espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo de parágrafos na primeira linha de 1,25 cm e o arquivo de texto não deve ultrapassar 2MB. 2. O título deverá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres com espaço. 3. A primeira página deve conter o título em português e inglês (resumo e abstract); o título deve vir em caixa alta, seguindo do nome do(s) autor(es). 4. O artigo deve ser inédito, escrito em português, conter de 15 a 25 páginas, incluir resumo em português e inglês no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com indicação de três a quatro palavras-chave em cada idioma. 5. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto. 6. As notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem indispensáveis. 7. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples, recuo de 4 cm e fonte Georgia tamanho 10. Citações 1. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples, recuo de 4 cm e fonte Georgia tamanho 10. 2. As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT ? NBR 10520, Agosto, 2002. Exemplos: Teixeira (1952, p. 70); (TEIXEIRA, 1952) e (TEIXEIRA, 1952, p. 71). 3. As referências no final do texto devem obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023, Agosto 2002; NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa; NBR 10520 – Citações em documentos; NBR 6023 – Referências; NBR 6028 – Resumo; NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos; 4. Exemplos: a) Livros: SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas. b) Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome abreviado (Org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX–XX (página: inicial e final separadas por hífen). c) Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano. d) Trabalhos publicados em eventos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento...Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. XX–XX . Descrição física. Notas. e) Dissertações, teses: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (X v. ou X f.). Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. f) Homepages: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: ...... . Acesso em: dia mês abreviado. Ano. g) Legislações: PAÍS. Decreto nº ............, data, mês e ano. Assunto do que trata a legislação. Disponível em: ......... Acesso em: data, mês e ano.

---------------------------------------Resumos de Teses e Dissertações---------------------------------------
Para publicação dos Resumos (Tese e Dissertações de Mestrado) deve-se submeter documento em formato Word, contendo: a)dados bibliográficos: SOBRENOME, Nome Sem Abreviação - Título completo. Dissertação de Mestrado ou Tese. Cidade, Estado: Programa de Pós-graduação em XXXXXX. Universidade XXXXXXXXXX, mês, ano. b)link para acesso a sua dissertação, preferencialmente do programa onde foi defendida. c)o resumo deve ser o mesmo publicado digitalmente no original da Tese ou Dissertação. Serão priorizadas pesquisas relacionadas com a Educação Matemática.

Experiências de Sala de Aula

Experiências da Sala de aula: Nesta modalidade pretendemos que sejam submetidos relatos, histórias e narrativas de experiências de aulas de matemática ou relacionados com o ensino desta disciplina. Por discentes e professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e demais modalidades, com o intuito de descrever uma experiência referente a uma prática desenvolvida em sala de aula, que sirva de reflexão para outros professores.

Artigos

Serão aceitos para avaliação e possível publicação, a apresentação de pesquisas em desenvolvimento já com resultados parciais e pesquisas concluídas com resultados finais, para mais informações visite o link: http://geem.ojs.galoa.com.br/index.php/CPP/about/submissions#authorGuidelines

Dissertações e Teses

Para publicação dos Resumos (Tese e Dissertações de Mestrado) deve-se submeter documento em formato Word, contendo: a)dados bibliográficos: SOBRENOME, Nome Sem Abreviação - Título completo. Dissertação de Mestrado ou Tese. Cidade, Estado: Programa de Pós-graduação em XXXXXX. Universidade XXXXXXXXXX, mês, ano. b)link para acesso a sua dissertação, preferencialmente do programa onde foi defendida. c)o resumo deve ser o mesmo publicado digitalmente no original da Tese ou Dissertação. Serão priorizadas pesquisas relacionadas com a Educação Matemática.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.