Próximos Números Temáticos

Listamos a seguir os próximos números temáticos, lembramos que o tempo médio de avaliação, considerando a data de submissão e o processo de avaliação dos pareceristas, é de 90 dias.  

 

Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática
Editor convidado: Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti (UFOP-MG)
Período de submissão: 30 de março de 2020 até 10 de agosto de 2020 (NOVA DATA)

A publicação está prevista para fevereiro de 2021

Considerando movimento ascendente da constituição de Grupos Colaborativos e Cooperativos como espaço de diálogos, práticas e aprendizagens acerca dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e, ainda, o cenário das pesquisas que se voltam para a formação de professores que ensinam matemática sob a ótica da colaboração e da cooperação, o presente Número Temático objetiva refletir sobre a constituição desses grupos enquanto espaços formativos que contribuem para a superação da lógica da racionalidade técnica.

 

Número Temático: Desenvolvimento profissional docente"
Responsável: Daisi Teresinha Chapani e Ana Lúcia Santos Souza.
Cronograma para publicação:
13/01/2019 - submissão;

Resumo: Nesse número pretendemos reunir artigos, relatos de experiências e resenhas que discutam, sob o ponto de vista teórico ou a partir de estudos empíricos, o conceito de desenvolvimento profissional docente e sua proficuidade no campo educacional. Esperamos trabalhos que tratem das diversas facetas do desenvolvimento profissional de professores de educação básica e superior, compreendendo aspectos como: autonomia, pesquisa, formação, trabalho, carreira, histórias de vida, colaboração, política etc.

Número Temático: Práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática
Responsável: Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Cronograma para publicação:
10/01/2020 - submissão;

Resumo: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.

Número Especial: Educação, história e práticas pedagógicas em Angola
Responsáveis: Prof. Dr. Washington Santos Nascimento (UERJ/Brasil) e Prof. Dr. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED/Angola)
Resumo: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.