Próximos Números Temáticos

 
Listamos a seguir os próximos números temáticos.

“Educação Matemática Inclusiva: desafios para o ensino, a aprendizagem, a formação e a pesquisa”
Editores Convidados:
Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ)
Jurema Lindote Botelho Peixoto (UESC)
Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti (UESB)
Clélia Maria Ignatius Nogueira (Unioeste e Unespar)

Resumo: Ao longo dos anos temos percebido e sentido a necessidade de discutir mais sobre a inclusão em diversos espaços, sejam estes formais ou não formais, articulando no debate o ensino, a aprendizagem, a formação de professores e a pesquisa. A área de Educação Matemática, por meio do grupo de trabalho "Diferença, Inclusão e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM - GT13 em parceria com a SBEM Regional da Bahia e duas Universidades Estaduais, do Sudoeste da Bahia (UESB) e de Santa Cruz (UESC) visando promover essa discussão, apresenta o Número Temático “Educação Matemática Inclusiva: desafios para o ensino, a aprendizagem, a formação e a pesquisa”, como fruto do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva.

Número Temático: Práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática
Editor: Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Descrição: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.


Número Temático: Contribuições e limites do Programa Residência Pedagógica

Editora: Profa Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI Itajubá)
Resumo: Este número temático visa contemplar RELATOS DE PRÁTICAS (relatos, histórias e narrativas de experiências de sala de aula) e ARTIGOS envolvendo o estudo desta política pública criada recentemente. O estudo de políticas públicas é extremamente relevante para podermos avaliar sua validade e melhorar seu formato e suas práticas. Esperamos que o leitor possa encontrar, nesse dossiê, uma visão ampla e representativa das contribuições e limites do PRP.


Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática
Editor: Prof. Douglas da Silva Tinti (UFOP-MG)
Submissão: encerrada
Descrição: Considerando movimento ascendente da constituição de Grupos Colaborativos e Cooperativos como espaço de diálogos, práticas e aprendizagens acerca dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e, ainda, o cenário das pesquisas que se voltam para a formação de professores que ensinam matemática sob a ótica da colaboração e da cooperação, o presente Número Temático objetiva refletir sobre a constituição desses grupos enquanto espaços formativos que contribuem para a superação da lógica da racionalidade técnica.


Número Especial: Educação, história e práticas pedagógicas em Angola
Editores: Prof. Washington Santos Nascimento (UERJ/Brasil) e Prof. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED/Angola)
Descrição: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.