Próximos Números Temáticos

v. 5 n. 12 (2020)-Número Temático: Desenvolvimento profissional docente"
Responsável: Daisi Teresinha Chapani e Ana Lúcia Santos Souza.
Cronograma para publicação:
20/12/2019 - submissão;
30/04/2020 - retorno das avaliações;
10/06/2020 - retorno do texto com correções;
15/08/2020 - provável publicação;
Resumo: Nesse número pretendemos reunir artigos, relatos de experiências e resenhas que discutam, sob o ponto de vista teórico ou a partir de estudos empíricos, o conceito de desenvolvimento profissional docente e sua proficuidade no campo educacional. Esperamos trabalhos que tratem das diversas facetas do desenvolvimento profissional de professores de educação básica e superior, compreendendo aspectos como: autonomia, pesquisa, formação, trabalho, carreira, histórias de vida, colaboração, política etc.

v. 5 n. 11 (2020)-Número Temático: Práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática
Responsável: Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Cronograma para publicação:
10/01/2020 - submissão;
15/02/2020 - retorno das avaliações;
15/03/2020 - retorno do texto com correções;
15/04/2020 - provável publicação;
Resumo: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.

v. 4 n. 10 (2019)-Número Temático: Pesquisas e Relatos de Experiência em Avaliação em suas diversas vertentes
Título: Pesquisas e Relatos de Experiência em Avaliação em suas diversas vertentes
Data Publicação: Dezembro
Responsáveis: Prof, Dr. Marco Aurélio Kistemann (Pesquisa de Ponta-UFJF) e Prof. Dr. Glauco da Silva Aguiar (Fundação Cesgranrio);
Resumo da proposta: A presente edição temática objetiva divulgar pesquisas e relatos de experiências sobre Avaliação. Nesse âmbito enquadram-se pesquisas em Avaliação em suas diversas vertentes, seja no contexto da Avaliação da Aprendizagem Escolar, com pesquisas realizadas em contextos escolares diversos, sejam pesquisas realizadas sobre a Avaliação em contexto de larga escala que contribuam para a reflexão e a prática docente. O uso de metodologias para avaliar e a leitura dos quadros sobre Avaliação no contexto brasileiro também podem inspirar os artigos para essa edição.

Número Especial: Educação, história e práticas pedagógicas em Angola
Responsáveis: Prof. Dr. Washington Santos Nascimento (UERJ/Brasil) e Prof. Dr. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED/Angola)
Resumo: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.