Próximos Números Temáticos

Número Temático: "Contribuições de Paulo Freire para a América Latina e África"
Editores Convidados:
Florenço Mendes Varela (Escola Universitária Católica de Cabo Verde, Cabo Verde, África)
José Jackson Reis dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil)
Maria Del Carmen Lorenzetti (Universidade Nacional de Córdoba - UNC, Argentina)
Resumo: O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire situa-se no campo de uma educação como prática de liberdade. Sua obra, no seu conjunto de ideias, alcançou diferentes partes do mundo, tornando-se universal e referência em países das mais diversas línguas e culturas. O presente dossiê objetiva socializar experiências, discussões epistemológicas, práticas, currículos e políticas em diferentes áreas do conhecimento cuja centralidade da análise reflita sobre abordagens oriundas do pensamento político-pedagógico e da práxis do educador Paulo Freire. Para este número da Revista “Com a Palavra, o Professor”, priorizaremos a publicação de artigos que discutam contribuições de Paulo Freire em países da América Latina e da África. Os artigos podem ter no máximo 4 autores.
Cronograma para publicação:
15/06/2023 - submissão;
30/07/2023 - retorno das avaliações;
10/08/2023 - retorno do texto com correções;
15/11/2023 - provável publicação;

Número Temático: "Ensino de Ciências: currículo e práticas pedagógicas"
Editores Convidados:
Benedito Eugenio (UESB)
Willian Andrade Prado (IFNMG)
Ana Odália V. Sena (UNEB)
Resumo: O ensino de Ciências tem se consolidado em nosso país nos últimos anos, com a ampliação de publicações em livros e periódicos especializados, assim como a incorporação de novas temáticas que buscam compreender diferentes aspectos e dimensões do ensino e do trabalho pedagógico desenvolvido no interior da sala de aula por meio das práticas pedagógicas dos docentes. A presente proposta situa-se no subcampo do ensino de Ciências e pretende receber artigos que abordem as seguintes temáticas: 1)currículo e ensino de Ciências naturais na sala de aula e 2)as práticas pedagógicas no ensino; de Ciências; recursos e produtos educacionais no ensino de Ciências naturais. Os artigos podem ter no máximo 4 autores.
Cronograma para publicação:
31/05/2023 - submissão;
30/06/2023 - retorno das avaliações;
10/07/2023 - retorno do texto com correções;
15/08/2023 - provável publicação;

Número Temático: "Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Bahia"
Editores Convidados:
Américo Junior Nunes da Silva (UNEB)
Jonson Ney Dias da Silva (UESB)
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB)
Resumo: A Bahia possui representatividade significativa na área da Educação Matemática, e possui grupos de pesquisa em diferentes perspectivas do desenvolvimento dessa área de conhecimento. O propósito deste Dossiê é apresentar as trajetórias dos Grupos de Estudos e Pesquisas veteranos e novatos, que possam narrar as suas experiências e caminhos percorridos em prol do desenvolvimento da Educação Matemática; falar sobre a formação e produção gerada; apontar diálogo com outras áreas de conhecimento etc., visando discutir problemáticas que circunscrevem a profissionalização docente e os movimentos de ensino e aprendizagem da Matemática. Preferencialmente iremos focar nos grupos cadastrados no CNPq e ativos até o momento. Os artigos podem ter no máximo 4 autores.

Número Temático: "Resolução de Problemas em sala de aula"
Editores Convidados:
Célia Barros Nunes (UNEB/DEDC X)
Lourdes de la Rosa Onuchic (UNESP/RIO CLARO)
Márcio Pironel (IFSP/CAMPINAS)
Cecília Pereira de Andrade (IFSP/CAMPUS SÃO PAULO)
Resumo: Este número temático é dedicado à Resolução de Problemas, com o objetivo do desenvolvimento de estudos e pesquisas que atinjam efetivamente a sala de aula, tanto sob a perspectiva do aluno quanto do professor, em todos os níveis de escolaridade. Não se trata de uma metodologia para apenas resolver problemas, mas sim, de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar Matemática. Nesse sentido, pretende-se divulgar produções oriundas do grupo GTERP e/ou de outros grupos, no trabalho com a MEAAMaRP, de modo a atingir professores e pesquisadores que se interessem em conhecer melhor essa metodologia em sala de aula.

Número Temático: "“Educação Matemática Inclusiva: desafios para o ensino, a aprendizagem, a formação e a pesquisa”"
Editores Convidados:
Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ)
Jurema Lindote Botelho Peixoto (UESC)
Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti (UESB)
Clélia Maria Ignatius Nogueira (Unioeste e Unespar)
Resumo: Ao longo dos anos temos percebido e sentido a necessidade de discutir mais sobre a inclusão em diversos espaços, sejam estes formais ou não formais, articulando no debate o ensino, a aprendizagem, a formação de professores e a pesquisa. A área de Educação Matemática, por meio do grupo de trabalho "Diferença, Inclusão e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM - GT13 em parceria com a SBEM Regional da Bahia e duas Universidades Estaduais, do Sudoeste da Bahia (UESB) e de Santa Cruz (UESC) visando promover essa discussão, apresenta o Número Temático “Educação Matemática Inclusiva: desafios para o ensino, a aprendizagem, a formação e a pesquisa”, como fruto do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva.

Número Temático: "Práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática"
Editor Convidado: Carloney Alves de Oliveira (UFAL)
Resumo: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.

Número Temático: "Contribuições e limites do Programa Residência Pedagógica"
Editora Convidada: Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI Itajubá)
Resumo: Este número temático visa contemplar RELATOS DE PRÁTICAS (relatos, histórias e narrativas de experiências de sala de aula) e ARTIGOS envolvendo o estudo desta política pública criada recentemente. O estudo de políticas públicas é extremamente relevante para podermos avaliar sua validade e melhorar seu formato e suas práticas. Esperamos que o leitor possa encontrar, nesse dossiê, uma visão ampla e representativa das contribuições e limites do PRP.

Número Temático: "Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática"
Editor Convidado: Douglas da Silva Tinti (UFOP-MG)
Resumo: Considerando movimento ascendente da constituição de Grupos Colaborativos e Cooperativos como espaço de diálogos, práticas e aprendizagens acerca dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e, ainda, o cenário das pesquisas que se voltam para a formação de professores que ensinam matemática sob a ótica da colaboração e da cooperação, o presente Número Temático objetiva refletir sobre a constituição desses grupos enquanto espaços formativos que contribuem para a superação da lógica da racionalidade técnica.

Número Especial: "Educação, história e práticas pedagógicas em Angola"
Editores Convidados:
Prof. Washington Santos Nascimento (UERJ/Brasil)
Prof. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED/Angola)
Resumo: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.