Próximos Números Temáticos

 


Listamos a seguir os próximos números temáticos.

Contribuições e limites do Programa Residência Pedagógica
Editora: Profa Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI Itajubá)
Descrição: Este número temático visa contemplar RELATOS DE PRÁTICAS (relatos, histórias e narrativas de experiências de sala de aula) e ARTIGOS envolvendo o estudo desta política pública criada recentemente. O estudo de políticas públicas é extremamente relevante para podermos avaliar sua validade e melhorar seu formato e suas práticas. Esperamos que o leitor possa encontrar, nesse dossiê, uma visão ampla e representativa das contribuições e limites do PRP.

Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática
Editor: Prof. Douglas da Silva Tinti (UFOP-MG)
Submissão: 30 de março de 2020 até 15 de Novembro de 2020 (NOVA DATA A publicação está prevista para fevereiro de 2021
Descrição: Considerando movimento ascendente da constituição de Grupos Colaborativos e Cooperativos como espaço de diálogos, práticas e aprendizagens acerca dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e, ainda, o cenário das pesquisas que se voltam para a formação de professores que ensinam matemática sob a ótica da colaboração e da cooperação, o presente Número Temático objetiva refletir sobre a constituição desses grupos enquanto espaços formativos que contribuem para a superação da lógica da racionalidade técnica.



Número Temático: Práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática
Editor: Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Descrição: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.

Número Especial: Educação, história e práticas pedagógicas em Angola
Editores: Prof. Washington Santos Nascimento (UERJ/Brasil) e Prof. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED/Angola)
Descrição: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.