Próximos Números Temáticos

 


Listamos a seguir os próximos números temáticos.



Número Temático: Práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática
Editor: Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Descrição: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.


Número Temático: Contribuições e limites do Programa Residência Pedagógica

Editora: Profa Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI Itajubá)
Resumo: Este número temático visa contemplar RELATOS DE PRÁTICAS (relatos, histórias e narrativas de experiências de sala de aula) e ARTIGOS envolvendo o estudo desta política pública criada recentemente. O estudo de políticas públicas é extremamente relevante para podermos avaliar sua validade e melhorar seu formato e suas práticas. Esperamos que o leitor possa encontrar, nesse dossiê, uma visão ampla e representativa das contribuições e limites do PRP.
Cronograma para publicação:
30/03/2021 - submissão
30/04/2021 - retorno das avaliações;
10/06/2021 - retorno do texto com correções;
15/08/2021 - provável publicação;

Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática
Editor: Prof. Douglas da Silva Tinti (UFOP-MG)
Submissão: encerrada
Descrição: Considerando movimento ascendente da constituição de Grupos Colaborativos e Cooperativos como espaço de diálogos, práticas e aprendizagens acerca dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e, ainda, o cenário das pesquisas que se voltam para a formação de professores que ensinam matemática sob a ótica da colaboração e da cooperação, o presente Número Temático objetiva refletir sobre a constituição desses grupos enquanto espaços formativos que contribuem para a superação da lógica da racionalidade técnica.


Número Especial: Educação, história e práticas pedagógicas em Angola
Editores: Prof. Washington Santos Nascimento (UERJ/Brasil) e Prof. Helder Pedro Alicerces Bahu (ISCED/Angola)
Descrição: O presente número temático visa promover a discussão acerca da importância da Educação Matemática em contextos de práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática, que nos remete a compreender sobre as possibilidades e potencialidades para produzir significados nestes espaços, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico, a fim de que os sujeitos envolvidos possam construir conceitos matemáticos, e produzir significados nas suas aulas, buscando ressaltar os valores e atitudes de um profissional crítico-reflexivo.