Próximos Números Temáticos

2024-- Número Temático: “Arte no ensino de matemática”
Resumo: O presente número temático propõe a socialização de pesquisas que pautem suas discussões nas relações entre Matemática e Arte no âmbito da sala de aula da Educação Básica e na formação de professores que atuam nesse nível de ensino. Considera-se que essa abordagem pode promover uma construção do conhecimento de forma eficaz, dada a presença constante de ambos os campos em nosso cotidiano. Nesse sentido, pretendemos receber artigos e relatos que suscitem debates sobre como trabalhar a Arte no ensino de Matemática. Os textos podem ter no máximo 4 autores.

2024 - Número Temático: “Pensamento Computacional no ensino”
Resumo: O desenvolvimento do Pensamento Computacional no ensino de Matemática prioriza artigos e relatos de experiências que discutam, apresentem experiências e reflitam sobre o Pensamento Computacional na formação de professores e no ensino de Matemática, bem como os benefícios e possibilidades. Os textos podem ter no máximo 4 autores.

2024- Número Temático: “Explorando IA na Educação”
Resumo: Convidamos pesquisadores e educadores a compartilhar suas experiências e descobertas no uso da Inteligência Artificial (IA) na educação. Nossa próxima edição está focada em relatos de sala de aula e pesquisas que exploram o potencial da IA no ensino e na aprendizagem. Venha fazer parte desta discussão, onde a tecnologia e a educação se encontram. (ChatGPT autor). Os textos podem ter no máximo 4 autores.

2024- Número Temático: “Jogos e Gamificação na Educação”
Resumo: Dada a importância emergente da utilização de novas práticas para estimular a motivação e engajamento discente, além do crescente número de trabalhos relacionados à utilização de jogos e seus elementos na educação, este número temático tem como foco experiências de utilização de jogos e estratégias de gamificação em sala de aula, bem como apresentar artigos envolvendo o estudo desta recente área de pesquisa. Os textos podem ter no máximo 4 autores.

Número Temático: “Contribuições de Paulo Freire para a América Latina e África”
Editores Convidados:
Florenço Mendes Varela (Escola Universitária Católica de Cabo Verde, Cabo Verde, África)
José Jackson Reis dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Brasil)
Maria Del Carmen Lorenzetti (Universidade Nacional de Córdoba - UNC, Argentina)
Resumo: O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire situa-se no campo de uma educação como prática de liberdade. Sua obra, no seu conjunto de ideias, alcançou diferentes partes do mundo, tornando-se universal e referência em países das mais diversas línguas e culturas. O presente dossiê objetiva socializar experiências, discussões epistemológicas, práticas, currículos e políticas em diferentes áreas do conhecimento cuja centralidade da análise reflita sobre abordagens oriundas do pensamento político-pedagógico e da práxis do educador Paulo Freire. Para este número da Revista “Com a Palavra, o Professor”, priorizaremos a publicação de artigos que discutam contribuições de Paulo Freire em países da América Latina e da África. Os artigos podem ter no máximo 4 autores.