As raízes africanas da práxis político-pedagógica de Paulo Freire
Palavras-chave:
Paulo Freira; EducaçãoResumo
Neste artigo argumentamos sobre a relevância do trabalho realizado na África, nos anos 1970, nas práticas e nas reflexões de Paulo Freire. Os “escritos africanos”, especialmente aqueles colocados em Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo (1980b), demonstram a relevância e a potência dessas influências e indicam a repercussão delas nas práticas posteriores do educador brasileiro. Utilizamos como estratégia da escrita, duas sequências: na primeira, buscamos compreender como o período em foco determina rupturas importantes no discurso de Freire e, na segunda, como as suas considerações sobre aquilo que os marxistas chamam de “infraestrutura” impactam seu discurso, especialmente quanto ao trabalho como princípio educativo, às tarefas dos intelectuais-ficando-novos, o partido político como educador coletivo, entre outros conceitos estruturantes. Nestas mudanças discursivas, assim como nas práticas posteriores de Freire, as marcas do trabalho político-educativo de Amílcar Cabral e os conceitos gramscianos utilizados ganham relevância ímpar.Referências
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