Usando RPG no ensino da Matemática
Palavras-chave:
RPG Pedagógico, História em Quadrinhos, Ensino de MatemáticaResumo
Neste trabalho é apresentada uma proposta de utilização pedagógica do Roleplaying Game (RPG) como ferramenta lúdica para auxiliar no ensino da matemática. São discutidas as definições de RPG e de RPG pedagógico e suas diferenças. São apresentados alguns resultados e pesquisas realizadas relacionando o RPG e as histórias em quadrinhos de super-heróis com o ensino de diversas disciplinas. É apresentado também um sistema de regras e uma aventura introdutória para ser aplicada em sala de aula com turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, trabalhando conteúdos de matemática de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, com duração de oito horas-aula. Concluímos nosso trabalho oferecendo ideias de como trabalhar o RPG durante todo o ano letivo em um projeto interdisciplinar.Referências
AMARAL, R. R. do. Uso do RPG pedagógico para o ensino de Física. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2008.
AMARAL, R. R. do. RPG na escola: Aventuras pedagógicas. Recife: UFPE, 2013.
AVELAR, T. de. RODRIGUES, C. A. C. A interdisciplinaridade nas histórias em quadrinhos. Disponível em http://www.rtve.org.br/seminario/4SeminarioAnais/PDF/GT1/gt1-3.pdf. Acesso em: 22 Nov 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CALAZANS, F. M. A. Histórias em quadrinhos na escola. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
CORDEIRO, L. R. Limites e possibilidades das histórias em quadrinhos como mediadora de educação ambiental. 2006. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências) - Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
KENSON, S. Mutantes & Malfeitores. 2. ed. Porto Alegre: Jambô, 2008.
PEREIRA, J. S. ALEGRO, R. C. O uso do RPG como ferramenta pedagógica nas aulas de História. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/o_uso_do_rpg_como_ferram enta_pedagogica_nas_aulas_de_historia.pdf. Acesso em: 12 Nov 2013.
PESSOA, A. R. UTSUMI, L. M. S. A formação do professor e as histórias em quadrinhos na sala de aula. Revista Eletrônica da FIA. Disponível em: http://intranet.fainam.edu.br/acesso_site/fia/academos/revista5/1.pdf. Acesso em: 15 Nov 2013.
SCHMIT, W. L. RPG e educação: Alguns apontamentos teóricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
SANTOS, T. C. PEREIRA, E. G. C. Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Disponível em: http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/09/51-56.pdf. Acesso em: 22 Nov 2013.
SILVA, K. S. As histórias em quadrinhos como fator didático-pedagógico: Alguns aspectos da sua produção acadêmica entre 1990 e 2002. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6504_3967.pdf. Acesso em: 22 Nov 2013
SILVEIRA, F. S. COSTA, A. J. H. RPG na sala de aula: Criando um ambiente lúdico para o ensino da Língua Inglesa. Disponível em: http://www.rpgeduc.com/artigo01.pdf. Acesso em: 05 Out 2013.
TANINO, S. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para os processos de ensinar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
VERAS, A. SANTOS, C. B. RPG como ferramenta de ensino de literatura. ULBRA - Seminário de Letras. Disponível em: http://www.rpgeduc.com/artigo02.pdf. Acesso em: 05 Out 2013.
WESCHENFELDER, G. V. Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação da consciência moral, na perspectiva da ética aristotélica das virtudes. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, Canoas, 2011.
WESCHENFELDER, G. V. ANDREOLA, B. A. Histórias em quadrinhos e seu uso como objeto pedagógico. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view /23/848. Acesso em: 22 Nov 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.