Formação de conceitos de geometria plana na EJA com o software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.1020Palavras-chave:
Formação; Conceitos; Geometria; EJA; Software; GeoGebra.Resumo
Esta pesquisa articula o Ensino de Geometria na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a mediação das tecnologias digitais, em especial o software GeoGebra, tendo como questão norteadora: como ocorre a formação de conceitos geométricos na Educação de Jovens e Adultos mediada pelo software GeoGebra? Como objetivo geral, definimos: analisar a formação de conceitos geométricos na Educação de Jovens e Adultos mediada pelo uso do software GeoGebra. Os objetivos específicos foram: compreender o modo de desenvolvimento das BOA pelos alunos; analisar os fatores que contribuem para a formação de conceitos geométricos por alunos da EJA; identificar as formas de interação dos alunos da EJA quando utilizam as TD na formação de conceitos geométricos; analisar os resultados da formação dos conceitos geométricos após a utilização do software GeoGebra; verificar o posicionamento dos alunos da EJA em relação ao uso do software GeoGebra na formação dos conceitos geométricos. Na tentativa de alcançar os objetivos, realizamos duas intervenções em um Colégio Estadual da cidade de Vitória da Conquista, a primeira foi com alunos do eixo VII da EJA e a segunda com alunos do eixo IV da EJA. Para buscar respostas ao nosso questionamento, elaboramos roteiros de atividades matemáticas, denominadas de Base Orientadora da Ação (BOA), envolvendo conceitos de geometria plana que foram desenvolvidos com a mediação do software GeoGebra. Nossa pesquisa foi de abordagem qualitativa do tipo intervenção. Para a produção dos dados, utilizamos atividade diagnóstica, diário de bordo, conjunto de roteiros de atividades matemáticas (BOA) e entrevistas diagnósticas. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo, e, posteriormente, foram definidas três categorias de análise, dessas surgiram nove subcategorias. Além disso, fizemos triangulação de dados e de teorias, buscando os pontos comuns e divergentes dos dados produzidos. Após a análise dos dados conseguimos identificar que a utilização do software e das BOA contribuíram para a aprendizagem, para a formação dos conceitos geométricos e para a reorganização do pensamento desses alunos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.