Percepções docentes sobre Etnomatemática na Educação Infantil

Autores

  • Ana Cláudia Batista da Silva Silva UFMA-Universidade Federal do Maranhão
  • Kelly Almeida de Oliveira UFMA-Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Infantil, Percepções docentes, Práticas matemáticas

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa sobre Etnomatemática na Educação Infantil e apresenta percepções de professoras sobre suas práticas pedagógicas nessa modalidade de ensino. O objetivo é analisar as percepções sobre Etnomatemática de professoras do CEI Monteiro Lobato no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Infantil. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico com ênfase nas obras de D’ Ambrosio (1998), Knijnik (1996), Monteiro (2018) e Bandeira (2016). É também uma pesquisa de campo que possui enfoque fenomenológico de método etnográfico e abordagem qualitativa. A pesquisa contou com observações, diálogos informais e uma entrevista em formato de roda de conversa com seis professoras que lecionam em turmas do maternal, creche, fase I e fase II, no CEI Monteiro Lobato em Timbiras/MA. A entrevista foi gravada no celular e transcrita. As demais informações foram registradas no caderno de campo. A discussão dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2006). Assim, foi possível constatar que a Etnomatemática orienta as aulas de matemática das professoras, porém elas não tinham conhecimento do termo técnico dado à forma de ensino utilizada. Ao reconhecerem que o ensino de matemática é de suma importância desde os primeiros anos de escolarização, compreenderam que o processo de ensino-aprendizagem deve ser voltado à realidade vivenciada pelas/os estudantes.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Silva, A. C. B. da S. ., & Oliveira , K. A. de . (2024). Percepções docentes sobre Etnomatemática na Educação Infantil. Com a Palavra, O Professor, 9(24), 256–276. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1028