Etnomodelagem e cultivo de cacau: um olhar para pesquisas brasileiras

Autores

  • Josiane Silva Calhau UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga UFRB-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Etnomatemática, Etnomodelagem, Cultivo de cacau

Resumo

A Etnomodelagem tem por finalidade reconhecer como membros de distintos grupos culturais desenvolvem e utilizam a Matemática em suas práticas cotidianas, e associá-los aos conhecimentos escolares. Para tanto, leva-se em consideração as mais diversas culturas, dentre as quais, neste artigo, se destaca a cultura cacaueira. Assim, objetiva-se analisar pesquisas que versam sobre a matemática e as práticas culturais no cultivo do cacau, na perspectiva da Etnomodelagem. Para isso, foi realizado um Mapeamento de pesquisas, através de duas bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google acadêmico, nas quais foram identificados seis estudos, entre artigos, dissertações e tese, das quais emergiram duas categorias de análise. Na primeira, foram considerados os estudos fundamentados na Etnomatemática, em que os saberes socioculturais foram associados ao ensino de Matemática. Na segunda categoria, as pesquisas retratam o cultivo de cacau descrevendo características qualitativas e quantitativas, cujo dados são tratados por meio da análise estatística. Cabe destacar que não foram encontradas pesquisas que relacionassem o cultivo de cacau à Etnomodelagem explicitamente. De todo modo, os estudos analisados podem ser correlacionados com a Etnomodelagem, por apresentarem aspectos matemáticos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos).

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Calhau, J. S., & Madruga, Z. E. de F. (2024). Etnomodelagem e cultivo de cacau: um olhar para pesquisas brasileiras. Com a Palavra, O Professor, 9(24), 217–233. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1029