Ubiratan D'Ambrosio, Educação Etnomatemática para a paz e justiça social: a trajetória de um educador matemático
Palavras-chave:
Etnomatemática, Paz, Justiça SocialResumo
Esse trabalho investigativo apresenta elementos biográficos que refletem a luta de Ubiratan D’Ambrosio pela promoção da paz e da justiça social por meio do Programa Etnomatemática. Não temos a pretensão de resumir, em um único artigo, o conjunto da obra daquele que consideramos o maior educador matemático brasileiro, mas sim enfatizar a sua proposta de construção de uma Matemática pela paz, e o faremos embasados na narrativa de dois pesquisadores que conviveram com D’Ambrosio e contribuíram para o desenvolvimento e consolidação desse Programa, tanto em nível nacional quanto internacional: Milton Rosa e Daniel Clark Orey. As informações foram colhidas a partir de entrevistas realizadas com esses dois pesquisadores no primeiro semestre de 2023. Esperamos contribuir para a reflexão do papel social da Matemática em um momento tão delicado de nossa história, quando conflitos mundiais reavivam o clima de tensão da guerra fria, com o risco de um conflito nuclear.Referências
D'AMBROSIO, U. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1ª edição, 2001.
D'AMBROSIO, U.. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 01, p. 99-120, 2005.
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus Editora, 23ª edição, 2012.
D'AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 3ª edição, 2016.
D'AMBROSIO, U.; ROSA, M. Um diálogo com Ubiratan D’Ambrosio: uma conversa brasileira sobre etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, v. 1, n. 2, p. 88-110, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido, 9ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
GERDES, P. On culture, geometrical thinking and mathematics education. In: POWELL, Arthur Belford.; FRANKENSTEIN, Marilyn. (eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. Albany, NY: State University of New York Press, p. 223-247, 1997.
POWELL, A. B..; FRANKENSTEIN, M. Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. Albany, NY: State University of New York Press, 1997.
ROSA, M. et al. An overview of the history of ethnomathematics. Current and future perspectives of ethnomathematics as a program, Springer, p. 5-10, 2016.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ubiratan D’Ambrosio e o desenvolvimento do Programa Etnomatemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 5, 2023.
SHIRLEY, L.. Twentieth century mathematics: a brief review of the century. Teaching Mathematics in the Middle School, v. 5, n. 5, p. 278-285, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.