Ubiratan D'Ambrosio, Educação Etnomatemática para a paz e justiça social: a trajetória de um educador matemático

Autores

  • Marco Aurélio Kistemann Júnior UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Olenêva Sanches Sousa Universidade Federal da Bahia
  • Cassio Cristiano Giordano UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Etnomatemática, Paz, Justiça Social

Resumo

Esse trabalho investigativo apresenta elementos biográficos que refletem a luta de Ubiratan D’Ambrosio pela promoção da paz e da justiça social por meio do Programa Etnomatemática. Não temos a pretensão de resumir, em um único artigo, o conjunto da obra daquele que consideramos o maior educador matemático brasileiro, mas sim enfatizar a sua proposta de construção de uma Matemática pela paz, e o faremos embasados na narrativa de dois pesquisadores que conviveram com D’Ambrosio e contribuíram para o desenvolvimento e consolidação desse Programa, tanto em nível nacional quanto internacional: Milton Rosa e Daniel Clark Orey. As informações foram colhidas a partir de entrevistas realizadas com esses dois pesquisadores no primeiro semestre de 2023. Esperamos contribuir para a reflexão do papel social da Matemática em um momento tão delicado de nossa história, quando conflitos mundiais reavivam o clima de tensão da guerra fria, com o risco de um conflito nuclear.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Kistemann Júnior, M. A., Sousa, O. S. ., & Giordano, C. C. (2024). Ubiratan D’Ambrosio, Educação Etnomatemática para a paz e justiça social: a trajetória de um educador matemático. Com a Palavra, O Professor, 9(24), 234–255. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1032