A Etnomatemática nas ações docentes para o resgate das culturas africanas em sala de aula: o fortalecimento da aplicação da Lei 10.639/2003

Autores

  • Márcio de Albuquerque Vianna UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Júlio Omar da Silva Lourenço Rede Municipal de Macaé, RJ

Palavras-chave:

Racismo estrutural, Educação antirracista, Etnomatemática africana

Resumo

O objetivo central deste ensaio textual é apresentar, analisar e discutir a relevância da presença dos etnocenhecimentos e das etnomatemáticas africanas e sua importância na atual conjuntura social e cultural na luta contra o racismo estrutural, além de apresentarmos algumas experiências exitosas desenvolvidas pelos membros do GEtCiMat[1] (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática da UFRRJ) nas práticas escolares. Tais experiências são indicadas aqui como possibilidades efetivas para o que dermina a Lei 10.639/2003, cuja obrigatoriedade se faça cumprir, e para que sirva de elementos teóricos e práticos a serem utilizadas por docentes de matemática em escolas da Educação Básica. [1] Informações do grupo de pesquisas disponível na plataforma: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/468358. Acessado em 16 mar 24.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

de Albuquerque Vianna, M., & Lourenço , J. O. da S. (2024). A Etnomatemática nas ações docentes para o resgate das culturas africanas em sala de aula: o fortalecimento da aplicação da Lei 10.639/2003. Com a Palavra, O Professor, 9(24), 180–195. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1037