Reflexões sobre a Decolonização do Conhecimento Matemático por meio da Lei 10.639/2003 e da Etnomodelagem

Autores

  • Milton Rosa UFOP-Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lucas Júnior Paixão Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

decolonização, etnomatemática, etnomodelagem, saberes e fazeres matemáticos, Lei 10.639/03

Resumo

Um dos principais objetivos deste artigo teórico é a desconstrução de estereótipos relacionados com a Matemática e, também, a valorização e o respeito pelos saberes e fazeres matemáticos desenvolvidos localmente, tendo a consciência de que a discussão aqui proposta não se caracteriza como uma solução imediata para o secularismo que colonizou processos de ensino e aprendizagem em Matemática, que precisam insurgir-se decolonizados por meio da Educação para as Relações Étnico-Raciais e, consequentemente, pela implementação da Lei nº 10.639/2003 nas salas de aula e no ambiente escolar, por meio da Etnomodelagem. A discussão aqui apresentada destaca a importância do cumprimento da obrigatoriedade dessa Lei, pois embora a sua promulgação represente um avanço na promoção da igualdade e da equidade racial e cultural no Brasil, esta exigência ainda não garante a sua implementação nas salas de aula ou no sistema escolar. Portanto, destaca-se a importância da valorização e do respeito às temáticas afrodescendentes brasileiras e africanas nos currículos escolares brasileiros por meio de ações pedagógicas fundamentadas culturalmente que são realizadas nas salas de aula das instituições de ensino responsáveis pela difusão dos conhecimentos, saberes, fazeres e práticas matemáticas locais e globais enraizadas no dinamismo cultural e permeadas pelos processos de decolonização.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Rosa, M., & Paixão, L. J. (2024). Reflexões sobre a Decolonização do Conhecimento Matemático por meio da Lei 10.639/2003 e da Etnomodelagem. Com a Palavra, O Professor, 9(24), 53–77. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1043