Conectando os Saberes e Fazeres Matemáticos dos Produtores de Carvão Vegetal Artesanal com a Ação Pedagógica da Etnomodelagem
Palavras-chave:
Etnomodelagem, ação pedagógica, carvão vegetal artesanal, etnomodelos, glocalizaçãoResumo
Este artigo apresenta um excerto de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Educação Matemática, que tem como objetivo compreender como o desenvolvimento de uma ação pedagógica fundamentada na abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para auxiliar os estudantes na elaboração de etnomodelos relacionados com a produção artesanal de carvão vegetal que se originam na comunidade local, que está fundamentada perspectiva da glocalização. Essa pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de uma adaptação do design metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados com a utilização de questionários, blocos de atividades, entrevistas semiestruturadas e diário de campo como instrumentos para a coleta de dados. Esta investigação foi conduzida em uma escola da rede pública de ensino localizada em Itapecerica, Minas Gerais, com a participação de 24 estudantes e 6 produtores de carvão vegetal. Os resultados obtidos mostram que a condução desta pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de uma ação pedagógica em sala de aula na perspectiva da Etnomodelagem ao conectar os saberes e fazeres dos produtores de carvão vegetal artesanal com os conhecimentos matemáticos aprendidos no ambiente escolar.Referências
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