Desenvolvimento profissional e equidade: o papel dos grupos de estudo na formação de professores de matemática
Palavras-chave:
Formação contínua, ambientes virtuais, diversidade, sustentabilidade, metodolodias ativasResumo
O crescimento dos grupos de estudo (GE) em ambientes virtuais tem proporcionado ricas oportunidades para a formação contínua dos professores, habilitando os docentes em métodos de ensino emergentes, essenciais para lidar com a complexidade dos conceitos matemáticos e os desafios de aprendizagem dos alunos. No entanto, em alguns contextos, a participação em GE virtuais diminuiu após a pandemia, suscitando preocupações sobre sua sustentabilidade. Este estudo investigou a influência de um GE de práticas pedagógicas para a Matemática em uma universidade pública municipal no interior de São Paulo, destacando como as atividades promovidas pelo grupo contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. Também se refletiu sobre como as instituições de ensino podem estimular a sustentabilidade desses GE. Por meio de uma abordagem exploratória e linguística, o estudo utilizou recursos audiovisuais e análise textual para fomentar discussões entre os participantes. A análise incluiu a transcrição automatizada dos vídeos gravados durante os encontros, utilizando Inteligência Artificial (IA), além do processamento de texto por meio de técnicas de Processamento de Linguagem Natural e análise de similaridade com o software IraMuTeQ. Os resultados indicam que os GE têm um papel-chave na formação contínua dos professores, promovendo a sensibilização e a conscientização sobre o impacto da conformidade social na equidade educacional. No ensino de matemática, os GE se mostraram diligentes na promoção de ambientes de aprendizagem mais equitativos, que valorizam a diversidade de ideias e experiências dos alunos. Esses achados sublinham a importância desses grupos na melhoria das práticas pedagógicas, visando garantir uma educação matemática mais justa, inclusiva e contextualizada no país.Referências
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