Desenvolvimento profissional e equidade: o papel dos grupos de estudo na formação de professores de matemática

Autores

  • Willian Jose Ferreira UNITAU-Universidade de Taubaté
  • Susana Aparecida da Veiga Mestrado Profissional em Educação, Universidade de Taubaté
  • Kátia Celina da Silva Richetto UNITAU-Universidade de Taubaté
  • Érica Josiane Coelho Gouvêa UNITAU-Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Formação contínua, ambientes virtuais, diversidade, sustentabilidade, metodolodias ativas

Resumo

O crescimento dos grupos de estudo (GE) em ambientes virtuais tem proporcionado ricas oportunidades para a formação contínua dos professores, habilitando os docentes em métodos de ensino emergentes, essenciais para lidar com a complexidade dos conceitos matemáticos e os desafios de aprendizagem dos alunos. No entanto, em alguns contextos, a participação em GE virtuais diminuiu após a pandemia, suscitando preocupações sobre sua sustentabilidade. Este estudo investigou a influência de um GE de práticas pedagógicas para a Matemática em uma universidade pública municipal no interior de São Paulo, destacando como as atividades promovidas pelo grupo contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. Também se refletiu sobre como as instituições de ensino podem estimular a sustentabilidade desses GE. Por meio de uma abordagem exploratória e linguística, o estudo utilizou recursos audiovisuais e análise textual para fomentar discussões entre os participantes. A análise incluiu a transcrição automatizada dos vídeos gravados durante os encontros, utilizando Inteligência Artificial (IA), além do processamento de texto por meio de técnicas de Processamento de Linguagem Natural e análise de similaridade com o software IraMuTeQ. Os resultados indicam que os GE têm um papel-chave na formação contínua dos professores, promovendo a sensibilização e a conscientização sobre o impacto da conformidade social na equidade educacional. No ensino de matemática, os GE se mostraram diligentes na promoção de ambientes de aprendizagem mais equitativos, que valorizam a diversidade de ideias e experiências dos alunos. Esses achados sublinham a importância desses grupos na melhoria das práticas pedagógicas, visando garantir uma educação matemática mais justa, inclusiva e contextualizada no país.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Ferreira, W. J., Veiga , S. A. da ., Richetto, K. C. da S. ., & Gouvêa, Érica J. C. . (2024). Desenvolvimento profissional e equidade: o papel dos grupos de estudo na formação de professores de matemática. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 33–50. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1046