Inteligência Artificial e Raciocínio Matemático: Potenciais Articulações e Perspectivas na Educação Matemática

Autores

  • Neumar Regiane Machado Albertoni UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Giane Fernanda Schneider Gross UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Arnold Vinicius Prado Souza UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marco Aurélio Kalinke UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Raciocínio Matemático, Inteligência Artificial, Revisão de literatura

Resumo

O avanço das tecnologias digitais por meio da utilização da inteligência artificial (IA) abre perspectivas para explorar e debater oportunidades de ensino e aprendizagem para professores e alunos. O objetivo desta revisão é objetivo analisar o que se revelam nas pesquisas que discutem o RM e a IA. Para isso, uma revisão de literatura (RL) foi realizada com o uso das etapas propostas na metodologia Methodi Ordinatio, a fim de buscar estudos de IA e RM publicados entre 2013 e 2022. Os resultados da RL indicam que a abordagem de IA ainda se apresenta de forma tímida, sendo citada como uma possibilidade de alavancar o uso da tecnologia na área educacional, o RM é apresentado como uma possibilidade de desenvolvimento de competências, de pensamentos matemáticos, em práticas que possibilitem compor, constituir, argumentar, participar, explorar e compreender conceitos matemáticos ao fazer uso de tecnologias. Foi possível identificar que alguns estudos fazem a indicação de possibilidades do uso da IA em conjunto com o RM. No entanto, nenhum dos trabalhos faz o uso diretamente dessas duas temáticas, portanto, abrindo possibilidades para aprofundamento de estudos envolvendo essas temáticas.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Machado Albertoni, N. R., Schneider Gross , G. F. ., Prado Souza, A. V. ., & Kalinke, M. A. . (2024). Inteligência Artificial e Raciocínio Matemático: Potenciais Articulações e Perspectivas na Educação Matemática. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 51–69. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1069