Ética da Inteligência Artificial na Educação: Dilemas apontados nas pesquisas brasileiras
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais na Educação, Sul Global, Inteligência Artificial no Brasil, Formação de professoresResumo
A sociedade contemporânea é cada vez mais dependente das Tecnologias Digitais, com destaque para a rápida expansão da Inteligência Artificial (IA). No campo educacional, a IA na Educação (IAED) apresenta aplicações pedagógicas e administrativas, levantando importantes preocupações éticas, como a gestão de dados, privacidade e o impacto no processo formativo dos estudantes. Enquanto os debates éticos sobre IAED são amplamente discutidos em países do Norte Global, no Sul Global essas questões ainda estão em fase inicial, com exceção da China e Índia. O presente artigo tem como objetivo identificar as principais questões éticas relacionadas à IAED, a partir da análise de trabalhos nacionais. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, baseada na análise de 15 estudos. Foram avaliados aspectos como o foco das pesquisas, benefícios e aplicações da IAED, desafios éticos e possíveis soluções para mitigar tais problemas. Os resultados revelam que as discussões éticas no Brasil estão em consonância com aquelas realizadas no Norte Global, embora com ênfase nos problemas particulares do país. Ademais, o estudo evidencia como os riscos associados a IAED são diversos, abrangendo dimensões técnicas, sociais, emocionais, biológicas, cognitivas e muitas outras – reforçando a necessidade de formar docentes para que sejam capazes de compreender, utilizar e se posicionar em relação ao uso dessa tecnologia com criticidade.Referências
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