Um levantamento bibliométrico: o uso de Inteligência Artificial para Neurodivergentes na Educação Básica Brasileira

Autores

  • Bruce do Santos Albino UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rafael Silva Santos IFPR- Instituto Federal Paraná (Arapongas)

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Inclusão, . Acessibilidade

Resumo

Tratar de neurodivergência no cenário de inclusão é um desafio contemporâneo. Anteriormente, o assunto era abordado por uma perspectiva focada na deficiência, em vez de ser vista como parte da diversidade humana. Da mesma forma, o uso de Tecnologia da Informação era visto como um suporte e não com um recurso facilitador. Dentro desse contexto, este estudo tem como objetivo, por meio de uma pesquisa bibliométrica nas bases de dados SciELO, Scopus e Web of Science, e com o auxílio do software VOSviewer, construir um panorama do estado da arte sobre o uso da Inteligência Artificial para neurodivergentes na educação básica brasileira. Os resultados indicam que o tema ainda tem sido pouco explorado em trabalhos recentes

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

do Santos Albino, B., & Silva Santos, R. (2024). Um levantamento bibliométrico: o uso de Inteligência Artificial para Neurodivergentes na Educação Básica Brasileira. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 116–134. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1074