O uso do ChatGPT no ensino da matemática

Autores

  • Joyce Jaquelinne Caetano UNICENTRO-Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Paloma Gonçalves de Oliveira UNICENTRO-Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Palavras-chave:

tecnologia, chat Gpt, ensino, matemática

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo explorar o uso das tecnologias atuais como o ChatGPT no ensino de Matemática, buscando formas de contribuir para as aulas através de sugestões de sequências didáticas. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico no banco de dissertações e teses da Capes e da SciELO, no Google Scholar e no ChatGPT, bem como foi realizada uma experiência no ensino da Matemática, usando o Chat para construir uma sequência didática sobre Números Inteiros para uma turma do 7º ano do ensino fundamental II. Assim, a ideia foi proporcionar uma maior compreensão desse recurso para fins didáticos. Espera-se que os resultados desta investigação revelem novos caminhos para práticas pedagógicas inovadoras, oferecendo diferentes formas de reinvenção que contribuam para a formação de professores e para o ensino da Matemática.

Referências

BARBOSA, J.R. e BEZERRA, F.P., Desafios e impactos do uso da Inteligência artificial. Jamaxi, v.4, n. 2, 2020.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BORBA, M. de C. e BALBINO Jr, V. R. O ChatGPT e Educação Matemática Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.25, n.3, p. 142-156, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, C. da S.; SANT’ANA, C. de C. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 415–434, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4100. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4100. Acesso em: 27 abr. 2024.

COSTA, Jr, J. F., LIMA, U. F. de, LEME, M. D., MORAES, L. S., COSTA, J. B. da, BARROS, D. Ma. de, SOUSA, M. A. de M. A. e OLIVEIRA, L. C. F. de. (2023). A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 246–269.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

FIGUEIREDO, L. de O.; LOPES, A. M. Z.; VALIDÓRIO, V. C.; MUSSIO, S. C. Desafios e impactos do uso da Inteligência Artificial na educação. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, v. 18, n.44, set.-dez. 2023, p. 1-22

GOMES, D. dos S. Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações. Revista Olhar Científico – Faculdades Associadas de Ariquemes – V. 01, n.2, Ago/Dez. 2010

LARISANE KUYVEN, N.; ANTUNES, C. A.; VANZIN, V. J. de B.; SILVA, J. L. T. da; KRASSMANN, A. L.; TAROUCO, L. M. R. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86019.

PICÃO, F. F. et al. Inteligência artificial e educação: como a IA está mudando a maneira como aprendemos e ensinamos. Revista Amor Mundi, v.4, n.5, p. 197–201. Disponível em: https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.254.

SÁ, J. e MACHADO, P. O uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Educação, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2017.

SANT´ANA, F. P., SANT´ANA, I. P., & SANT´ANA, C. de C. (2023). Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 74–86. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.951 SANTOS, R. P.; SANT’ANA, C. DE C.;

SANTOS, R. P.; SANT’ANA, C. DE C.; SANT’ANA, I. P. O Chat GPT como recurso de apoio no ensino da Matemática. Revemop, v. 5, p. e202303, 11 jul. 2023.

SANTOS, M. A. dos. Arquitetura da Informação baseada em significado e multimodalidade com Inteligência Artificial para suporte a Comunicação Oral. Tese de ///doutorado do Programa em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade de Brasília, 2023. http://icts.unb.br/jspui/bitstream/10482/48826/1/MarceloAlvesDosSantos_TESE.pdf

LIMA, M. G., & ROCHA, A. A. S. da. (2022). As Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 729–739. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5513

WARDAT, Y.; TASHTOUSH, M. A.; AlALI, R. e JARRAH, A. M. ChatGPT: A revolutionary tool for teaching and learning mathematics. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 2023. ISSN:1305-8223 (online) https://doi.org/10.29333/ejmste/13272

RODRIGUES, O. S., & RODRIGUES, K. S. (2023). A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, 16, e45997. https://doi.org/10.35699/2237-095X.2023.45997

RUSSEL, S. e NORVIG, P. Inteligência Artificial. (tradução: Regina Célia Simille de Macedo). 3ª edição. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.

SANTOS, E.; CHAGAS, A., BOTTENTUIT JUNIOR, J. (orgs). ChatGPT e educação na cibercultura: fundamentos e primeiras aproximações com inteligência artificial. São Luís: EDUFMA, 2024.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Caetano, J. J., & Gonçalves de Oliveira, P. . (2024). O uso do ChatGPT no ensino da matemática. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 150–169. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1076