Utilizando a Inteligência Artificial como apoio na análise de conteúdo: algumas considerações
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Análise de Conteúdo, Ensino de CiênciasResumo
Este artigo explora o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de análise de conteúdo no contexto acadêmico, com ênfase na pós-graduação em ensino de ciências. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisa a eficácia da IA ao comparar categorizações feitas por mestrandos e pelo modelo de linguagem ChatGPT, aplicando a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O objetivo principal é evidenciar os potenciais e limitações do uso da IA no contexto acadêmico, especificamente no contexto da pós-graduação em Ensino de Ciências, como uma ferramenta para a análise de conteúdo na organização e interpretação de dados qualitativos. Os dados aqui especialmente analisados e categorizados estão relacionados aos desafios tecnológicos e pedagógicos enfrentados por professores durante a pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que a IA fornece uma estrutura detalhada e organizada, sendo útil para formulações de políticas educacionais, enquanto os humanos oferecem uma visão mais abrangente. Limitações e desafios éticos são discutidos, destacando a necessidade de políticas de uso responsável da IA no ambiente educacionalReferências
ANTHROPIC. Meet Claude. Anthropic, 2024. Disponível em: https://www.anthropic.com/claude. Acesso em: 06 de out. de 2024.
CLARKE, S.; WHITTLESTONE, J. A survey of the potential long-term impacts of AI: How AI could lead to long-term changes in science, cooperation, power, epistemics and values. In: Proceedings of 2022 AAAI/ACM Conference on AI, Ethics, and Society (AIES’22), 01-03 ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3514094.3534131.
COMPUTER SCIENCE DEPARTMENT - STANFORD UNIVERSITY. What is artificial intelligence? John McCarthy's Home Page, 12 nov. 2007. Disponível em: https://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai.pdf.
DIRECTORATE-GENERAL FOR COMMUNICATION. AI Act enters into force - European Commission. European Commission, 01 ago. 2024. Disponível em: https://commission.europa.eu/news/ai-act-enters-force-2024-08-01_en. Acesso em: 13 de out. de 2024.
GOOGLE. Gemini - chat to supercharge your ideas. Google, 2024. Disponível em: https://gemini.google.com/app. Acesso em: 06 de out. de 2024.
GOOGLE. Google Forms: Sign-in. Google Docs, 2024. Disponível em: https://docs.google.com/forms/u/0/. Acesso em: 13 de out. de 2024.
GOOGLE DEEPMIND. AlphaGo. Google DeepMind, 2024. Disponível em: https://deepmind.google/research/breakthroughs/alphago. Acesso em: 06 de out. de 2024.
HOW DOES TESLA USE AI IN CARS – Exploring the future of emerging technologies, digital economy, data security, and HealthTech. Disruption Hub, 25 jan. 2024. Disponível em: https://disruptionhub.com/how-does-tesla-use-ai-in-cars/. Acesso em: 06 de out. de 2024.
HU, K. ChatGPT sets record for fastest-growing user base - analyst note. Reuters, 02 fev. 2023. Disponível em: https://www.reuters.com/technology/chatgpt-sets-record-fastest-growing-user-base-analyst-note-2023-02-01/. Acesso em: 06 de out. de 2024.
LU, C.; PUROHIT, A.; MESHKINFAM, R. The effects of AI on education. HS Insider, 13 fev. 2024. Disponível em: https://highschool.latimes.com/newport-harbor-high-school/the-effects-of-ai-on-education/. Acesso em: 13 de out. de 2024.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. Atlas, 2017.
MARR, B. Are Alexa and Siri considered AI? Bernard Marr, 2024. Disponível em: https://bernardmarr.com/are-alexa-and-siri-considered-ai/. Acesso em: 06 de out. de 2024.
MILMO, D.; HERN, A. UK to invest £900m in supercomputer in bid to build own 'BritGPT'. The Guardian, 15 mar. 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2023/mar/15/uk-to-invest-900m-in-supercomputer-in-bid-to-build-own-britgpt. Acesso em: 13 de out. de 2024.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Inteligência Artificial — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Portal Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/inteligencia-artificial. Acesso em: 13 de out. de 2024.
MOZELLI, R. ChatGPT: Itália baniu a IA; saiba a situação em outros países, inclusive no Brasil. Olhar Digital, 04 abr. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/04/04/pro/chatgpt-italia-baniu-a-ia-saiba-a-situacao-em-outros-paises-inclusive-no-brasil/. Acesso em: 06 de out. de 2024.
OPENAI. ChatGPT. OpenAI, 2024. Disponível em: https://chatgpt.com/. Acesso em: 06 de out. de 2024.
PERERA, P.; LANKATHILAKE, M. Preparing to revolutionize education with the multi-model GenAI tool Google Gemini? A journey towards effective policy making. Journal of Advances in Education and Philosophy, v. 7, n. 8, p. 246-253, 09 ago. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36348/jaep.2023.v07i08.001.
PETRENKO, V. All about Netflix Artificial Intelligence: The truth behind personalized content. Litslink, 12 ago. 2024. Disponível em: https://litslink.com/blog/all-about-netflix-artificial-intelligence-the-truth-behind-personalized-content. Acesso em: 06 de out. de 2024.
REJEB, A.; REJEB, K.; APPOLLONI, A.; TREIBLMAIER, H.; IRANMANESH, M. Exploring the impact of ChatGPT on education: A web mining and machine learning approach. The International Journal of Management Education, v. 22, n. 1, p. 100932, mar. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2024.100932.
RIVAS, D. 17 best examples of how AI is already used in our everyday life. Digital Media Ninja, 22 abr. 2024. Disponível em: https://digitalmedianinja.com/blog/17-best-examples-of-how-ai-is-already-used-in-our-everyday-life/. Acesso em: 06 de out. de 2024.
RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. Elsevier Editora Ltda, 2013.
RUSSELL, S. Human Compatible: Artificial Intelligence and the Problem of Control. Penguin Publishing Group, 2020.
SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. de C. Uma utilização do ChatGPT no ensino. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.951. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/951. Acesso em: 15 dez. 2024.
SPADINI, A. S. O que é IA generativa? A importância e o uso das Inteligências Artificiais como ChatGPT, MidJourney e outras. Allura, 11 out. 2023. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia-generativa-chatgpt-gpt-midjourney. Acesso em: 06 de out. de 2024.
Vygotsky, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.