Utilizando a Inteligência Artificial como apoio na análise de conteúdo: algumas considerações

Autores

  • Ana Lúcia Pereira UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carlos Alberto Bonin Pesquisador Independente
  • Carlos Eduardo Krassinski Soares UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Análise de Conteúdo, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo explora o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de análise de conteúdo no contexto acadêmico, com ênfase na pós-graduação em ensino de ciências. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisa a eficácia da IA ao comparar categorizações feitas por mestrandos e pelo modelo de linguagem ChatGPT, aplicando a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O objetivo principal é evidenciar os potenciais e limitações do uso da IA no contexto acadêmico, especificamente no contexto da pós-graduação em Ensino de Ciências, como uma ferramenta para a análise de conteúdo na organização e interpretação de dados qualitativos. Os dados aqui especialmente analisados e categorizados estão relacionados aos desafios tecnológicos e pedagógicos enfrentados por professores durante a pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que a IA fornece uma estrutura detalhada e organizada, sendo útil para formulações de políticas educacionais, enquanto os humanos oferecem uma visão mais abrangente. Limitações e desafios éticos são discutidos, destacando a necessidade de políticas de uso responsável da IA no ambiente educacional

Referências

ANTHROPIC. Meet Claude. Anthropic, 2024. Disponível em: https://www.anthropic.com/claude. Acesso em: 06 de out. de 2024.

CLARKE, S.; WHITTLESTONE, J. A survey of the potential long-term impacts of AI: How AI could lead to long-term changes in science, cooperation, power, epistemics and values. In: Proceedings of 2022 AAAI/ACM Conference on AI, Ethics, and Society (AIES’22), 01-03 ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3514094.3534131.

COMPUTER SCIENCE DEPARTMENT - STANFORD UNIVERSITY. What is artificial intelligence? John McCarthy's Home Page, 12 nov. 2007. Disponível em: https://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai.pdf.

DIRECTORATE-GENERAL FOR COMMUNICATION. AI Act enters into force - European Commission. European Commission, 01 ago. 2024. Disponível em: https://commission.europa.eu/news/ai-act-enters-force-2024-08-01_en. Acesso em: 13 de out. de 2024.

GOOGLE. Gemini - chat to supercharge your ideas. Google, 2024. Disponível em: https://gemini.google.com/app. Acesso em: 06 de out. de 2024.

GOOGLE. Google Forms: Sign-in. Google Docs, 2024. Disponível em: https://docs.google.com/forms/u/0/. Acesso em: 13 de out. de 2024.

GOOGLE DEEPMIND. AlphaGo. Google DeepMind, 2024. Disponível em: https://deepmind.google/research/breakthroughs/alphago. Acesso em: 06 de out. de 2024.

HOW DOES TESLA USE AI IN CARS – Exploring the future of emerging technologies, digital economy, data security, and HealthTech. Disruption Hub, 25 jan. 2024. Disponível em: https://disruptionhub.com/how-does-tesla-use-ai-in-cars/. Acesso em: 06 de out. de 2024.

HU, K. ChatGPT sets record for fastest-growing user base - analyst note. Reuters, 02 fev. 2023. Disponível em: https://www.reuters.com/technology/chatgpt-sets-record-fastest-growing-user-base-analyst-note-2023-02-01/. Acesso em: 06 de out. de 2024.

LU, C.; PUROHIT, A.; MESHKINFAM, R. The effects of AI on education. HS Insider, 13 fev. 2024. Disponível em: https://highschool.latimes.com/newport-harbor-high-school/the-effects-of-ai-on-education/. Acesso em: 13 de out. de 2024.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. Atlas, 2017.

MARR, B. Are Alexa and Siri considered AI? Bernard Marr, 2024. Disponível em: https://bernardmarr.com/are-alexa-and-siri-considered-ai/. Acesso em: 06 de out. de 2024.

MILMO, D.; HERN, A. UK to invest £900m in supercomputer in bid to build own 'BritGPT'. The Guardian, 15 mar. 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2023/mar/15/uk-to-invest-900m-in-supercomputer-in-bid-to-build-own-britgpt. Acesso em: 13 de out. de 2024.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Inteligência Artificial — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Portal Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/inteligencia-artificial. Acesso em: 13 de out. de 2024.

MOZELLI, R. ChatGPT: Itália baniu a IA; saiba a situação em outros países, inclusive no Brasil. Olhar Digital, 04 abr. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/04/04/pro/chatgpt-italia-baniu-a-ia-saiba-a-situacao-em-outros-paises-inclusive-no-brasil/. Acesso em: 06 de out. de 2024.

OPENAI. ChatGPT. OpenAI, 2024. Disponível em: https://chatgpt.com/. Acesso em: 06 de out. de 2024.

PERERA, P.; LANKATHILAKE, M. Preparing to revolutionize education with the multi-model GenAI tool Google Gemini? A journey towards effective policy making. Journal of Advances in Education and Philosophy, v. 7, n. 8, p. 246-253, 09 ago. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36348/jaep.2023.v07i08.001.

PETRENKO, V. All about Netflix Artificial Intelligence: The truth behind personalized content. Litslink, 12 ago. 2024. Disponível em: https://litslink.com/blog/all-about-netflix-artificial-intelligence-the-truth-behind-personalized-content. Acesso em: 06 de out. de 2024.

REJEB, A.; REJEB, K.; APPOLLONI, A.; TREIBLMAIER, H.; IRANMANESH, M. Exploring the impact of ChatGPT on education: A web mining and machine learning approach. The International Journal of Management Education, v. 22, n. 1, p. 100932, mar. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2024.100932.

RIVAS, D. 17 best examples of how AI is already used in our everyday life. Digital Media Ninja, 22 abr. 2024. Disponível em: https://digitalmedianinja.com/blog/17-best-examples-of-how-ai-is-already-used-in-our-everyday-life/. Acesso em: 06 de out. de 2024.

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. Elsevier Editora Ltda, 2013.

RUSSELL, S. Human Compatible: Artificial Intelligence and the Problem of Control. Penguin Publishing Group, 2020.

SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. de C. Uma utilização do ChatGPT no ensino. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.951. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/951. Acesso em: 15 dez. 2024.

SPADINI, A. S. O que é IA generativa? A importância e o uso das Inteligências Artificiais como ChatGPT, MidJourney e outras. Allura, 11 out. 2023. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia-generativa-chatgpt-gpt-midjourney. Acesso em: 06 de out. de 2024.

Vygotsky, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Pereira, A. L., Bonin , C. A. ., & Soares, C. E. K. . (2024). Utilizando a Inteligência Artificial como apoio na análise de conteúdo: algumas considerações. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 258–282. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1079