Arte e ciência em diálogo: reflexões éticas sobre tecnologia na Engenharia de Software e Inteligência Artificial (IA)

Autores

  • Raniele Conceição Pereira UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Moisés Inácio Rodrigues UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alice Manuela da Silva de Azambuja UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jocemar de Quadros Chagas UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Leila Inês Follmann Freire UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ética, Regulamentação, Educação, Interdisciplinaridade, Arte, Ciência

Resumo

Este artigo aborda a integração de arte, ciência e ética, destacando dois projetos realizados no curso de Engenharia de Software da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e uma ação extensionista da mesma instituição que contempla uma peça teatral de divulgação científica. O primeiro projeto explora questões éticas relacionadas à Inteligência Artificial (IA) por meio de uma composição musical que une rap e jazz. A obra critica problemas como vieses algorítmicos e negligência ética, ao mesmo tempo que enaltece as possibilidades da IA em promover acessibilidade e inclusão. O segundo projeto foca na falta de regulamentação profissional na área de Engenharia de Software no Brasil, utilizando música e videoclipe para conscientizar sobre os desafios enfrentados por profissionais da área. A peça teatral produzida para divulgar a ciência aborda a IA numa perspectiva histórica e crítica. Além disso, o artigo analisa como a IA tem transformado a educação, destacando benefícios, desafios éticos e propostas para seu uso responsável. A interdisciplinaridade entre arte e ciência é apresentada como uma ferramenta poderosa para tornar temas complexos mais acessíveis, engajando tanto o público acadêmico quanto a sociedade em geral.

Referências

BAMBROUGH, Billy. Apple Card é acusado de discriminação contra mulheres. Forbes, 2019. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2019/11/apple-card-e-acusado-de-discriminacao-contra-mulheres/. Acesso em: 29 de mai. de 2024.

CESAR. Case da Lenovo com o CESAR é finalista da SXSW 2024. Cesar, 2024. Disponível em: https://www.cesar.org.br/w/case-da-lenovo-com-o-cesar-e-finalista-da-sxsw-2024. Acesso em: 03 de jun. de 2024.

DA SILVA, Alexandre Donato. O uso da inteligência artificial (IA) na educação e seus impactos sobre o processo de ensino e aprendizagem. IOSR Journal of Humanities and Social Science (IOSR-JHSS), v. 29, n. 6, série 7, p. 19-23, 2024. Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.29-Issue6/Ser-7/D2906071923.pdf. Acesso em: 4 dez. 2024.

DA SILVA, Luis André Ferreira; SIQUEIRA, Nadilson; RODRIGUES, Vinicius Brasil. O uso da inteligência artificial como ferramenta para educação no Brasil. Revista Sociedade Científica, vol.7, n. 1, p.3546-3568, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.61411/rsc202455317. Acesso em: 04 de dez. de 2024.

'DIESELGATE': veja como escândalo da Volkswagen começou e as consequências. G1, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/escandalo-da-volkswagen-veja-o-passo-passo-do-caso.html. Acesso em: 24 de mai. de 2024.

DRACO – UFG. Regulamentação da Profissão de TI ft. Antônio Neto. YouTube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ybCKPSoDe6U&t=545s. Acesso em: 01 de out. de 2024.

HAYNE, L. A.; DE SOUZA WYSE, A. T. Análise da evolução da tecnologia: uma contribuição para o ensino da ciência e tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 1-13, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5947. Acesso em: 18 de out. de 2024.

INTELIGÊNCIA Artificial na educação: benefícios e desafios. Ecossistema Educacional, 2024. Disponível em: https://educacional.com.br/tecnologia-educacional/impactos-da-inteligencia-artificial-na-educacao/. Acesso em: 04 de dez. de 2024.

MAYBIN, Simon. Sistema de algoritmo que determina pena de condenados cria polêmica nos EUA. BBC News, 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37677421#:~:text=Sistema%20de%20algoritmo%20que%20determina%20pena%20de%20condenados%20cria%20pol%C3%AAmica%20nos%20EUA,-AP&text=Um%20sistema%20que%20usa%20algoritmos,por%20influenciar%20as%20suas%20penas. Acesso em: 31 de mai. de 2024.

MORDRIK. (Prod. Mordrik) Regulamentação da profissão de T.I. YouTube, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=05RmlgKgZjs&ab_channel=Mordrik. Acesso em: 29 de set. de 2024.

OLIVA, Aline. Inteligência Artificial (IA) na educação: Impacto e Exemplos. QuestionPro, 2023. Disponível em: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/inteligencia-artificial-na-educacao/. Acesso em: 04 de dez. de 2024.

REUTERS. Amazon desiste de ferramenta secreta de recrutamento. Forbes, 2018. Disponível em: https://forbes.com.br/negocios/2018/10/amazon-desiste-de-ferramenta-secreta-de-recrutamento/. Acesso em: 27 de mai. de 2024.

ROOT-BERNSTEIN, B. et al. ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future. Leonardo, v. 44, n. 3, p. 192–192, jun. 2011. DOI: 10.1162/LEON_e_00161. Disponível em: https://direct.mit.edu/leon/article-abstract/44/3/192/47071/ArtScience-Integrative-Collaboration-to-Create-a?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 23 dez. 2024.

SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. de C. Uma utilização do ChatGPT no ensino. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.951. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/951. Acesso em: 29 jun. 2024.

SILVEIRA, J. R. A.; MALINA, R. F; LANNES, D. Arteciência: um retrato acadêmico brasileiro. Ciência e cultura, vol.70 no.2, p. 46-55, 2018. DOI: 10.21800/2317-66602018000200013. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v70n2/v70n2a13.pdf. Acesso em: 23 dez. 2024.

SZESZ JR., Albino. Quando os alunos surpreendem! [...]. Ponta Grossa, 11 de jun. de 2024. Instagram: @albinojr12. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/C8GLy4nugTC. Acesso em: 11 de jun. de 2024.

UNIBANCO, Instituto. Inteligência Artificial na Educação. Observatório de Educação, 2024. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/inteligencia-artificial-na-educacao. Acesso em: 4 dez. 2024.

VRIESMAN, Rogério; CHAGAS, Jocemar. Roteiro, Assist.IA. Drive, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MwVuJkJ75vZVXYv2l3bigIII8OQ3YRSs/view?usp=drive_link. Acesso em: 05 de dez. de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Pereira, R. C., Rodrigues, M. I., Azambuja, A. M. da S. de, Chagas, J. de Q., & Freire, L. (2024). Arte e ciência em diálogo: reflexões éticas sobre tecnologia na Engenharia de Software e Inteligência Artificial (IA). Com a Palavra, O Professor, 9(25), 238–257. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1085