As percepções de estudantes quanto ao uso de Inteligência Artificial na Escrita Acadêmica

Autores

  • Zenildo Santos UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Escrita acadêmica, Estudantes universitários, ChatGPT

Resumo

A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente em diversos setores da sociedade e isso inclui também o Ensino Superior. Este artigo tem o objetivo de investigar a percepção e o uso de ferramentas de IA, por estudantes universitários, no contexto da escrita acadêmica. A pesquisa tem abordagem qualitativa, foi realizada com estudantes da graduação, mestrado e doutorado, integrantes do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), que responderam um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, sobre a utilização de ferramentas de inteligência artificial na produção de textos acadêmicos. Os resultados indicam que a ferramenta mais utilizada é o ChatGPT, usada principalmente como suporte para a elaboração de textos e a resolução de exercícios. Os estudantes relatam que a utilizam como uma forma de otimizar o processo de escrita, recebendo sugestões de melhorias na estrutura e correção gramatical dos textos. No entanto, o uso dessas ferramentas também levanta preocupações sobre a originalidade e a autoria dos textos. E conclui que apesar da popularização, os dados indicam que os estudantes ainda não exploram essas ferramentas para auxiliar na produção acadêmica, tendo em vista algumas experiências negativas em relação a veracidade das respostas obtidas.

Referências

AZAMBUJA, C. C. SILVA G F. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos, v. 25 n. 1, Jan-Abr, 2024. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/27063. Acesso: 17 out. 2024.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CIEB. Centro de Inovação Para Educação Brasileira. Inteligência artificial na educação básica [livro eletrônico] : novas aplicações e tendências para o futuro. São Paulo: Centro de Inovação Para Educação Brasileira, CIEB, 2024.

GARCIA, A. C. B. Ética e Inteligência Artificial. Computação Brasil, [S. l.], n. 43, p. 14–22, 2020. DOI: 10.5753/compbr.2020.43.1791. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/comp-br/article/view/1791. Acesso em: 15 out. 2024.

LUCKIN, R.; HOLMES, W.; GRIFFITHS, M.; FORCIER, L. B. Intelligence Unleashed: An argument for AI in Education. Open Ideas, Pearson Education, London. 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

PAIVA, T. V. DOS S.; SANT’ANA, C. Transformando desafios cotidianos em oportunidades de aprendizagem: projetos de robótica na educação profissional com suporte do ChatGPT. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 126-140, 17 dez. 2024.

SANT’ANA, I. P.; SANT’ANA, C. C. GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 8, n. 20, p. 116–134, 2023. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/941. Acesso em: 20 ago. 2024

SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. de C. Uma utilização do ChatGPT no ensino. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023. DOI: 10.23864/cpp.v8i20.951. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/951. Acesso em: 24 nov. 2024.

SANTOS, A. Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial na Educação e na Formação. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e202311–e202311, 2023.

SILVA, F. Q. da; SANT’ANA, I. P.; SANT’ANA, C. de C. O Chatgpt como recurso auxiliar na elaboração de aulas de Ciências e Matemática. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 14, n. 3, p. 301-314. 2024. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1897. Acesso em: 21 dez 2024.

STAVNY, F. M.; SILVA S. de S.; KALINKE, M. A. La inteligencia artificial en el contexto de la educación: el análisis de sus avances a partir de perspectivas teórico – filosóficas y de procesos educativos. Revista Paradigma (Ed. Temática: Pesquisa Qualitativa Em Educação Matemática), Vol. XLIII, mayo de 2022 / 282 – 306.

STUART, R. NORVIG, P. Inteligência artificial. Trad. Regina Célia Simille. Rio de Janeiro. Elsevier. 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Santos, Z., & de Camargo Sant’Ana, C. . (2024). As percepções de estudantes quanto ao uso de Inteligência Artificial na Escrita Acadêmica. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 195–212. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1089