Utilização de IA para construção de atividades de RPG Pedagógico

Autores

  • Felipe Queiroz da Silva UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Irani Parolin Sant'Ana GEEM-Grupo de Estudos em Educação Matemática
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

RPG Pedagógico, Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo explora a integração do Roleplaying Game (RPG) Pedagógico com a Inteligência Artificial (IA) no Ensino de Matemática, objetivando investigar de quais formas a Inteligência Artificial pode ser utilizada na co-criação de aventuras de RPG Pedagógico. Embasado em discussões teóricas de Freire, Papert, Huizinga e Cailois, foram aplicados o ChatGPT e o DALL-E, como recursos auxiliares para o desenvolvimento de uma aventura pedagógica ambientada em um cenário de super-heróis. A atividade buscou trabalhar operações com números naturais, números primos e conceitos de dobro, triplo e metade. Os resultados indicam que a IA pode atuar como uma grande parceira na co-criação docente, facilitando elaboração de enredos, personagens e situações-problema para aventuras pedagógicas.

Biografia do Autor

Irani Parolin Sant'Ana, GEEM-Grupo de Estudos em Educação Matemática

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Silva, F. Q. da, Sant’Ana, I. P., & Sant’Ana, C. de C. (2024). Utilização de IA para construção de atividades de RPG Pedagógico. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 70–92. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/1090