Com a prática, Etno+Matema+Tica
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.155Palavras-chave:
Currículo, Etno Matema Tica, Transdisciplinaridade, Educação Básica.Resumo
O Programa Etnomatemática é uma teoria geral do conhecimento, que tem como princípio a transdisciplinaridade. O sistema de ensino brasileiro presceve um currículo de caráter disciplinar, com uma base nacional comum e uma parte diversficada, que abre espaços às atividades com referência às realidades. A realidade informa fatos e fenômenos, que se mostram oportunos aos projetos etnomatemáticos. Esse relato traz considerações docente-discentes acerca de algumas práticas diversificadas, passíveis de desenvolvimento em quaisquer contextos educacionais, que ocorrem na rede pública de ensino, inspiradas em reflexões filosóficas. O texto, um hiperdocumento, é construído a partir de um diálogo entre a prática pedagógica da Educação Básica e a teoria d'ambrosiana, buscando evidenciar aspectos socioculturais e epistemológico-cognitivos da concepção etnomatemática e seus reflexos no planejamento das Atividades Socioculturaleducativas, cujos links, dispersos ao longo do texto, dão acesso a registros ilustrativos dos seus desenvolvimentos e resultados, disponíveis, publicamente, em ambientes virtuais.Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº
/96. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>.
Acesso em 15 jul.2016.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
D'AMBROSIO, Ubiratan. A Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído, v.1, n. 1, p. 1-13, jan./jun. 2011a. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/14393>. Acesso em: 30 jul.2016.
______. Educação para uma sociedade em transição, 2. ed. Ed. EDUFRN, 2011b.
______. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2013.
______. Transdisciplinaridade. 2 ed. São Paulo: Palas Athena, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996.Disponível em: <http://educadores.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/documentos/2016/pdf-pedagogiadaautonomia-paulofreire.pdf>. Acesso em: 27 jul.2016.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
______. Emoções e Linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.