Com a prática, Etno+Matema+Tica

Autores

  • Olenêva Sanches Sousa (Secretaria da Educação Salvador - SEC/Bahia)

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.155

Palavras-chave:

Currículo, Etno Matema Tica, Transdisciplinaridade, Educação Básica.

Resumo

O Programa Etnomatemática é uma teoria geral do conhecimento, que tem como princípio a transdisciplinaridade. O sistema de ensino brasileiro presceve um currículo de caráter disciplinar, com uma base nacional comum e uma parte diversficada, que abre espaços às atividades com referência às realidades. A realidade informa fatos e fenômenos, que se mostram oportunos aos projetos etnomatemáticos. Esse relato traz considerações docente-discentes acerca de algumas práticas diversificadas, passíveis de desenvolvimento em quaisquer contextos educacionais, que ocorrem na rede pública de ensino, inspiradas em reflexões filosóficas. O texto, um hiperdocumento, é construído a partir de um diálogo entre a prática pedagógica da Educação Básica e a teoria d'ambrosiana, buscando evidenciar aspectos socioculturais e epistemológico-cognitivos da concepção etnomatemática e seus reflexos no planejamento das Atividades Socioculturaleducativas, cujos links, dispersos ao longo do texto, dão acesso a registros ilustrativos dos seus desenvolvimentos e resultados, disponíveis, publicamente, em ambientes virtuais.

Biografia do Autor

Olenêva Sanches Sousa, (Secretaria da Educação Salvador - SEC/Bahia)

Pedagoga, especialista em Educação Matemática, mestre em Educação, doutora em Educação Matemática, professora na Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº

/96. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>.

Acesso em 15 jul.2016.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

D'AMBROSIO, Ubiratan. A Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído, v.1, n. 1, p. 1-13, jan./jun. 2011a. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/14393>. Acesso em: 30 jul.2016.

______. Educação para uma sociedade em transição, 2. ed. Ed. EDUFRN, 2011b.

______. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte:

Autêntica, 2013.

______. Transdisciplinaridade. 2 ed. São Paulo: Palas Athena, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996.Disponível em: <http://educadores.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/documentos/2016/pdf-pedagogiadaautonomia-paulofreire.pdf>. Acesso em: 27 jul.2016.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

______. Emoções e Linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Sousa, O. S. (2017). Com a prática, Etno+Matema+Tica. Com a Palavra, O Professor, 2(3), 21–32. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.155