Economia Solidária, Etnomatemática e andragogia no contexto de um Banco Comunit´ário

  • Renata Cristina Geromel Meneghetti Instituto de Ciências Matemática e de Computação. Universidade de São Paulo.
  • Douglas Felipe Giaquinto

Resumo

Este artigo refere-se à continuação de um trabalho em Educação Matemática no contexto de um Banco Comunitário (BC) e tem por finalidade abordar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática de forma contextualizada, visando atender às demandas específicas de conhecimentos matemáticos inerentes às atividades do BC. As intervenções em Educação Matemática focalizadas neste trabalho ocorreram considerando os pressupostos teóricos da Economia Solidária, da Andragogia e da Etnomatemática, concomitantemente. A metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso. Como resultado, percebeu-se que as intervenções têm possibilitado aos membros do BC a aquisição e compreensão dos conhecimentos matemáticos de que necessitam. Observou-se também maior autonomia por parte das colaboradoras do BC que buscaram se articular com outros empreendimentos da comunidade a fim de divulgar e utilizar a moeda social, com o propósito de fomentar e praticar o desenvolvimento político, social e econômico.

Biografia do Autor

Renata Cristina Geromel Meneghetti, Instituto de Ciências Matemática e de Computação. Universidade de São Paulo.
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Mestre e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Pós-doutorado pelo Centro de Lógica e Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, São Paulo, Brasil. Professora Colaboradora junto ao Programa de Pós-graducação em Educação para Ciências (UNESP/Bauru). Email: rcgm@icmc.usp.br. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8922871845300995
Publicado
2017-08-08