Educação Indígena - Espaço de vivências e convivências compartilhadas

Autores

  • Adailton Alves da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT Campus de Barra do Bugres

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.161

Palavras-chave:

Apyãwa/Tapirapé, A’uw?/Xavante, Myky, Etnomatemática.

Resumo

No presente artigo buscamos enfatizar a amplitude do processo socioeducativo de três povos indígenas: os Apyãwa/Tapirapé, os Myky e os Auw?/Xavante e ao mesmo tempo, explicitar os princípios e as concepções de educação geradas, sistematizadas e difundidas a partir dos elementos da cultura material e imaterial desses povos. Elementos estes que foram observados na nossa convivência e interação com esses povos, nos últimos dezessete anos. A interação ocorreu, na maior parte dos casos, através da participação direta e indiretamente nos rituais e eventos do dia a dia dessas comunidades (projetos de extensão, pesquisa com fomenta, mestrado e doutorado). Nesse período de convivência com esses povos foi possível perceber que suas concepções de mundo é uma obra em construção, algo por vir, e é a partir dessa incompletude que grande parte dos saberes e conhecimentos são gerados, sistematizados e difundidos de forma dinâmica e jamais finalizada, estando esses saberes sujeitos à interferência das condições especificas de estímulos e de subordinação ao cosmológico, ao contexto histórico, ao natural e às multi/inter/relações sociais. Neste processo de interação, diálogo, troca e observações in loco, a Etnomatemática foi a base para ententer/compreender a maneira como esses processos estão sistematizados e como são difundidos nesses contextos.

Biografia do Autor

Adailton Alves da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT Campus de Barra do Bugres

Nome: Adailton Alves da Silva 2. Formação inicial: Licenciatura em Matemática 3. Especialização (1): Educação Escolar Indígena UNEMAT/Campus de Barra do Bugres-MT 3. Especialização (2): História da Matemática UNEMAT/Campus de Barra do Bugres-MT 4. Mestrado: Educação Matemática UNESP Rio Claro-SP 5. Doutorado: Educação Matemática UNESP Rio Claro-SP 6. Função/Cargo: Professor Adjunto do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) -UNEMAT - Campus de Barra do Bugres - MT. Diretor da Faculdade Intercultural Indígena UNEMAT/Campus de Barra do Bugres-MT. 7.Contato:adailtonalves5@uol.com.br ou adailtonbbg@unemat.br 8. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/3275537710838553

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Silva, A. A. da. (2017). Educação Indígena - Espaço de vivências e convivências compartilhadas. Com a Palavra, O Professor, 2(3), 50–69. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.161