Desafios de um professor com um aluno cego na aula de Matemática: reflexão da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.185Palavras-chave:
Ensino de matemática; Deficiência visual; Inclusão; Exclusão.Resumo
Esse relato descreve algumas experiências no ensino de matemática com um aluno cego. São comentadas experiências que deram certo e descrita algumas situações práticas de sala de aula que muita muitas vezes, nós, professores de matemática, que temos/tivemos alunos com alguma deficiência, somos surpreendidos, em situação excludente de aprendizagem. Objetivamos nesse relato refletir a inclusão do aluno com deficiência visual nas aulas de matemática. As situações descritas aconteceram em uma turma de EJA, em um colégio estadual de um município baiano. Nesse sentido, podemos inferir que haja um aprendizado de forma eficaz é necessário que haja um envolvimento da escola, família, professores e alunos no processo de inclusão, cabendo ao professor, como agente mediador do processo de construção a tarefa de apresentar e/ou adaptar recursos didáticos para que os alunos com deficiência visual possam participar das aulas e ter o entendimento do que está ocorrendo na dinâmica da sala de aula.Downloads
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