“A Corrida de Números”: uma proposta de jogo no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.189

Palavras-chave:

jogo de tabuleiro, ensino fundamental, quantidade e algarismo

Resumo

Apresentamos aqui um relato da elaboração e proposta do jogo Corrida dos Números para o primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública, na periferia da cidade de São Paulo. Essa proposta tem como objetivo verificar a possibilidade de um jogo de tabuleiro ser uma estratégia relevante para introdução e treino da relação entre o algarismo e a quantidade, que é importante na construção da noção de número. O público alvo, de nosso jogo, foram cinco alunos do primeiro ano do ensino fundamental, essas crianças tinham, em média, seis anos de idade. Essa pesquisa utilizou como metodologia o estudo de caso e foi composta de cinco sessões, de quarenta minutos cada. Como resultados, observamos o engajamento da turma com a atividade, também foi possível observar que alunos construíram a relação entre número e quantidade com a ajuda do jogo. É possível que esse jogo sirva de diagnóstico sobre o conhecimento dos estudantes e é digna de nota a vontade dos professores dos primeiros anos, nessa escola, de aplicar atividades diferenciadas para o ensino. Também refletimos sobre a importância, para a sociedade, da criação de jogos, desde comerciais até pedagógicos, com temáticas relevantes que problematizem desde questões relacionadas a problemas da sociedade até práticas de ensino.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

Geronimo, R. R., & Teixeira, H. G. (2020). “A Corrida de Números”: uma proposta de jogo no Ensino Fundamental. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 1–11. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.189