O cálculo de perímetro e de área de figuras planas: dificuldades encontradas pelos alunos da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.204

Palavras-chave:

Ensino de Geometria; EJA; Dificuldades de aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma investigação cujo objetivo principal foi identificar as dificuldades que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuem no estudo do cálculo de perímetro e de área de figuras planas. Para isso, foi utilizada uma abordagem de caráter qualitativa. A produção dos dados ocorreu em um colégio estadual na cidade de Vitória da Conquista Bahia, por meio de atividade diagnóstica, aplicação de oficina e entrevistas com o professor e aluno. Após a análise, foram identificados quatro dificuldades na aprendizagem dos alunos: interpretação dos enunciados; cálculo das quatro operações fundamentais; operações com os números racionais e decimais; nomeação e explicação sobre as características das figuras geométricas incorretamente. Tal pesquisa visa a contribuição da discussão acerca da temática da EJA e o ensino de matemática e de geometria entre os professores, além de subsidiar outras pesquisas.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Rocha, T. O., & Silva, J. N. D. da. (2020). O cálculo de perímetro e de área de figuras planas: dificuldades encontradas pelos alunos da EJA. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 71–86. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.204