O cálculo de perímetro e de área de figuras planas: dificuldades encontradas pelos alunos da EJA
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.204Palavras-chave:
Ensino de Geometria; EJA; Dificuldades de aprendizagemResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma investigação cujo objetivo principal foi identificar as dificuldades que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuem no estudo do cálculo de perímetro e de área de figuras planas. Para isso, foi utilizada uma abordagem de caráter qualitativa. A produção dos dados ocorreu em um colégio estadual na cidade de Vitória da Conquista Bahia, por meio de atividade diagnóstica, aplicação de oficina e entrevistas com o professor e aluno. Após a análise, foram identificados quatro dificuldades na aprendizagem dos alunos: interpretação dos enunciados; cálculo das quatro operações fundamentais; operações com os números racionais e decimais; nomeação e explicação sobre as características das figuras geométricas incorretamente. Tal pesquisa visa a contribuição da discussão acerca da temática da EJA e o ensino de matemática e de geometria entre os professores, além de subsidiar outras pesquisas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.