Laboratório de Ensino de Matemática: conhecendo, avaliando e construindo

Autores

  • Cristiane Santos Barreto Bastos IFBA

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.219

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática. Materiais concretos. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo mostrar a atuação e contribuição dos Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM), existentes em algumas instituições, no ensino e aprendizagem da Matemática e elaborar uma proposta de construção de um LEM. Desse modo, buscou-se na literatura as concepções, possibilidades e limites do Laboratório de Ensino de Matemática, relatos de experiências com o LEM, bem como a importância e potencialidades de utilização de materiais concretos nas aulas da Matemática. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se realizaram visitas a três Laboratórios para coleta de dados sobre implantação e funcionamento, aplicação de questionários e realização de entrevistas com os coordenadores. Além disso, dados foram obtidos também por meio de documentos e relatórios institucionais. A análise dos dados revelou que os Laboratórios investigados têm buscado desenvolver atividades que motivem a aprendizagem Matemática e que o conhecimento seja construído por meio de materiais manipulativos. O referencial teórico e a análise dos dados obtidos em campo serviram de subsídios para a construção de uma proposta de Laboratório de Ensino de Matemática em dois campi do Instituto Federal, na Bahia. Esse LEM proposto tem por objetivo principal desenvolver e aplicar estratégias que permitam a construção do conhecimento dos alunos utilizando materiais manipulativos que incentivem os alunos a refletir, discutir, comparar, associar e validar os conhecimentos matemáticos. Além disso, destacou-se a importância do Laboratório de Ensino de Matemática ter um espaço físico agradável, possuir material bibliográfico escrito e/ou digital e materiais concretos e lúdicos que oportunizem as investigações matemáticas e, assim, contribuam para o ensino e aprendizagem da Matemática do Ensino Médio de maneira dinâmica, criativa, significativa e eficiente.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Bastos, C. S. B. (2017). Laboratório de Ensino de Matemática: conhecendo, avaliando e construindo. Com a Palavra, O Professor, 2(3), 136. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.219