Laboratório de Ensino de Matemática: conhecendo, avaliando e construindo
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.219Palavras-chave:
Laboratório de Ensino de Matemática. Materiais concretos. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo mostrar a atuação e contribuição dos Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM), existentes em algumas instituições, no ensino e aprendizagem da Matemática e elaborar uma proposta de construção de um LEM. Desse modo, buscou-se na literatura as concepções, possibilidades e limites do Laboratório de Ensino de Matemática, relatos de experiências com o LEM, bem como a importância e potencialidades de utilização de materiais concretos nas aulas da Matemática. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se realizaram visitas a três Laboratórios para coleta de dados sobre implantação e funcionamento, aplicação de questionários e realização de entrevistas com os coordenadores. Além disso, dados foram obtidos também por meio de documentos e relatórios institucionais. A análise dos dados revelou que os Laboratórios investigados têm buscado desenvolver atividades que motivem a aprendizagem Matemática e que o conhecimento seja construído por meio de materiais manipulativos. O referencial teórico e a análise dos dados obtidos em campo serviram de subsídios para a construção de uma proposta de Laboratório de Ensino de Matemática em dois campi do Instituto Federal, na Bahia. Esse LEM proposto tem por objetivo principal desenvolver e aplicar estratégias que permitam a construção do conhecimento dos alunos utilizando materiais manipulativos que incentivem os alunos a refletir, discutir, comparar, associar e validar os conhecimentos matemáticos. Além disso, destacou-se a importância do Laboratório de Ensino de Matemática ter um espaço físico agradável, possuir material bibliográfico escrito e/ou digital e materiais concretos e lúdicos que oportunizem as investigações matemáticas e, assim, contribuam para o ensino e aprendizagem da Matemática do Ensino Médio de maneira dinâmica, criativa, significativa e eficiente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.