Etnomatemática e infâncias brincantes

Autores

  • Érica Helena de Proença Alexandrini Secretaria Municipal de Educação de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.220

Resumo

Problematizo neste texto a condição do ser criança no espaço e tempo da Educação Infantil, na busca de compreensão do desenvolvimento integral nas infâncias brincantes, considerando a cultura no processo educativo, em acordo com os pressupostos da Etnomatemática, que está relacionado a realidade mais próxima da criança, na qual ela conhece, interage e possibilita o apreender de novos conceitos. Abordo, brevemente, a produção das culturas infantis entre crianças pequenas e descrevo duas experiências brincantes com crianças da Educação Infantil no município de Campinas, do CEI João Vialta, no ano de 2014; uma fazendo massa de modelar com pó de café e outra confeccionando de brinquedos com materiais recicláveis, que possibilitaram interações entre a escola e a família e o apreender de saberes da cultura local. O brincar e o apreender na reutilização de materiais recicláveis podem contribuir para afastar as crianças do consumismo desenfreado de brinquedos industrializados, que focam o público infantil no intuito de vender cada vez mais seus produtos e acumular capital.       Palavras-chave: Educação Infantil, Etnomatemática, múltiplas linguagens.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

de Proença Alexandrini, Érica H. (2017). Etnomatemática e infâncias brincantes. Com a Palavra, O Professor, 2(3), 11–20. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.220