A Etnomatemática que vibra nos bebês

Autores

  • Thais Essington Brown PMC
  • Milena Canto Sae

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.221

Resumo

Que sons vibram nos corpos dos bebês? Ou que sons repicam/reciclam? Esse jogo de palavras é uma tentativa de apresentar o movimento de experimentação de sons com instrumentos confeccionados com material reciclado com crianças de 8 meses a um ano e dez meses do agrupamento 1A, no Centro Municipal de Educação Infantil de Campinas, SP, CEMEI Alexandre Sartori Faria, localizada numa área de proteção ambiental (APA). Esse processo de experimentação surgiu ao pensarmos a Etnomatemática na educação infantil como produção de conhecimento aliado à cultura, considerando a criança como produtora e consumidora da cultura, onde as brincadeiras fazem parte do processo. Observamos a potência dos objetos, que denominamos etnomatemáticos no processo pedagógico, ao oferecermos as latas de leite do desjejum e do lanche da tarde dos bebês com colagem de suas fotos e imagem de revistas. Foi surpreendente o envolvimento, habilidade e capacidade de criação dos bebês que se divertiram com as diversas formas lúdicas, o que possibilitou a percepção de noções intuitivas de espaço e de formas, a partir de um mesmo objeto.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Brown, T. E., & Sae, M. C. (2017). A Etnomatemática que vibra nos bebês. Com a Palavra, O Professor, 2(3), 01–10. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i2.221