Contribuições do Material Dourado para o ensino de adição e subtração de números naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.266

Palavras-chave:

Formação Inicial. Aprendizagem Matemática. Material Manipulável

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições do material dourado para o ensino das operações de adições e subtração para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental durante a realização de um projeto de extensão. O projeto Possibilidades de Ensino de Matemática com o uso de materiais didáticos nas Escolas Públicas de Dourados, faz parte das ações do grupo de pesquisa Tecnologias na Educação Matemática ( GPTEM). Neste texto relatamos as ações desenvolvida durante três encontros em uma escola com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do municipio de Dourados/MS, envolvendo três turmas do quarto ano e duas do quinto ano, do Ensino Fundamental, duas graduandas do curso de matemática e uma professora do curso. Nessa experiência foi produzido registros escritos das atividades desenvolvidas pelos alunos as quais se mostraram um recurso eficiente na produção de significados das idéias matemáticas. Consideramos, como resultados, que o uso do Material dourado pode ser considerado como um instrumento mediador capaz de auxiliar os alunos a construírem os conceitos de adição e subtração nas turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

Miola, A. F. de S., Afonso, D. J., & Sant’Ana Brandão, N. I. de. (2020). Contribuições do Material Dourado para o ensino de adição e subtração de números naturais. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 29–40. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.266