Uma gincana de Matemática à luz de uma proposta Inter e Transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.335Palavras-chave:
Matemática, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, GincanaResumo
Nesse relato discorremos sobre uma proposta de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar com o intuito de buscar elementos que possam trazer contribuições para minimizar algumas lacunas existentes no ensino e aprendizagem de matemática, tendo em vista que os resultados apresentados nas avaliações externas, a exemplo, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) têm apontado problemas no ensino e aprendizagem dessa disciplina. E para tal, desenvolvemos esse trabalho, no formato de gincana (a qual denominamos por Gincamática), por ser uma ação didática e cultural que enfatiza a construção de estratégias, criatividade, iniciativa pessoal, trabalho em equipe e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios; objetivando incitar nos estudantes o interesse e o prazer pelo estudo da matemática. E assim, vale destacar que essa gincana foi desenvolvida em uma escola da rede estadual em Feira de Santana, na Bahia, e envolveu a participação de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Vale mencionar ainda, que mesmo sem incentivo financeiro dos órgãos competentes fomos em busca de parcerias para a realização desse trabalho coletivo, que abarca todo o corpo docente e discente, gestores, coordenadores pedagógicos e funcionários. Sobrelevamos também que através da Gincamática conseguimos demostrar para os estudantes a possibilidade de aplicar conhecimentos matemáticos ao seu cotidiano e incitamos nos colegas, professores(as) das diversas áreas do conhecimento, o desejo de participar de uma proposta de trabalho que visa (re)significar o processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.