Uma gincana de Matemática à luz de uma proposta Inter e Transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.335

Palavras-chave:

Matemática, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Gincana

Resumo

Nesse relato discorremos sobre uma proposta de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar com o intuito de buscar elementos que possam trazer contribuições para minimizar algumas lacunas existentes no ensino e aprendizagem de matemática, tendo em vista que os resultados apresentados nas avaliações externas, a exemplo, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) têm apontado problemas no ensino e aprendizagem dessa disciplina. E para tal, desenvolvemos esse trabalho, no formato de gincana (a qual denominamos por Gincamática), por ser uma ação didática e cultural que enfatiza a construção de estratégias, criatividade, iniciativa pessoal, trabalho em equipe e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios; objetivando incitar nos estudantes o interesse e o prazer pelo estudo da matemática. E assim, vale destacar que essa gincana foi desenvolvida em uma escola da rede estadual em Feira de Santana, na Bahia, e envolveu a participação de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Vale mencionar ainda, que mesmo sem incentivo financeiro dos órgãos competentes fomos em busca de parcerias para a realização desse trabalho coletivo, que abarca todo o corpo docente e discente, gestores, coordenadores pedagógicos e funcionários. Sobrelevamos também que através da Gincamática conseguimos demostrar para os estudantes a possibilidade de aplicar conhecimentos matemáticos ao seu cotidiano e incitamos nos colegas, professores(as) das diversas áreas do conhecimento, o desejo de participar de uma proposta de trabalho que visa (re)significar o processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Silva, R. C. M. (2021). Uma gincana de Matemática à luz de uma proposta Inter e Transdisciplinar. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 1–17. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.335