Análise de percepções de estudantes de licenciatura em matemática frente a respostas a uma tarefa sobre o conceito de Equação Modular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.374

Palavras-chave:

Equação Modular. Formação inicial de professores. Math Task.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre produções escritas de licenciandos sobre uma tarefa envolvendo o conceito de Equação Modular. A metodologia de aplicação envolveu a entrega da referida tarefa e de um questionário a licenciandos. Os participantes foram convidados a analisar a tarefa recebida e a responder ao questionário proposto. As respostas dos estudantes foram analisadas dentro do Modelo de Toulmin, adaptado por Biza e Nardi (2009), a partir desta análise chegamos às conclusões de que os licenciandos, de uma maneira geral, apresentam soluções diretas como forma de explicar uma questão, assim como também da forte presença observada das suas experiências, enquanto estudantes da educação básica, com esta mesma prática por parte de seus professores. Tal percepção nos remete ao problema da dupla descontinuidade observada por Felix Klein (2009). Tanto a abordagem direta enquanto licenciandos quanto à memória dela, enquanto estudantes da educação básica do passado, estão atreladas às ideias muito gerais das abordagens pedagógicas apresentadas pelos participantes da oficina. Portanto, atividades como esta, que permitem uma reflexão sobre a própria prática, se mostram como uma oportunidade para a discussão e desenvolvimento pedagógico/matemático/didático, uma vez que elas ensejam o autoconhecimento não só daqueles que a vivenciam, mas também permite a compreensão, por parte daqueles que a aplicam, sobre as complexas relações entre diferentes campos do saber que interferem na prática matemática em sala de aula.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

Silva, D. M. V., Freire, M., & Lima, D. (2020). Análise de percepções de estudantes de licenciatura em matemática frente a respostas a uma tarefa sobre o conceito de Equação Modular. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 87–103. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.374