Análise de percepções de estudantes de licenciatura em matemática frente a respostas a uma tarefa sobre o conceito de Equação Modular
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.374Palavras-chave:
Equação Modular. Formação inicial de professores. Math Task.Resumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre produções escritas de licenciandos sobre uma tarefa envolvendo o conceito de Equação Modular. A metodologia de aplicação envolveu a entrega da referida tarefa e de um questionário a licenciandos. Os participantes foram convidados a analisar a tarefa recebida e a responder ao questionário proposto. As respostas dos estudantes foram analisadas dentro do Modelo de Toulmin, adaptado por Biza e Nardi (2009), a partir desta análise chegamos às conclusões de que os licenciandos, de uma maneira geral, apresentam soluções diretas como forma de explicar uma questão, assim como também da forte presença observada das suas experiências, enquanto estudantes da educação básica, com esta mesma prática por parte de seus professores. Tal percepção nos remete ao problema da dupla descontinuidade observada por Felix Klein (2009). Tanto a abordagem direta enquanto licenciandos quanto à memória dela, enquanto estudantes da educação básica do passado, estão atreladas às ideias muito gerais das abordagens pedagógicas apresentadas pelos participantes da oficina. Portanto, atividades como esta, que permitem uma reflexão sobre a própria prática, se mostram como uma oportunidade para a discussão e desenvolvimento pedagógico/matemático/didático, uma vez que elas ensejam o autoconhecimento não só daqueles que a vivenciam, mas também permite a compreensão, por parte daqueles que a aplicam, sobre as complexas relações entre diferentes campos do saber que interferem na prática matemática em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.