O Pensamento Computacional na Escola: Um relato de aplicação de projeto

Autores

  • Max Marcell Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande-FURG

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.379

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Ensino e Aprendizagem, Linguagem de Programação Scrath

Resumo

Este relato apresenta as experiências vivenciadas na execução de um Projeto de Ação na Escola, a partir de uma prática realizada em um ambiente educativo, em uma turma de oitavo ano da escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Valdir de Castro, no bairro Santa Rosa, na cidade de Rio Grande/RS. Os sujeitos envolvidos no desenvolvimento do projeto são doze estudantes do Ensino Fundamental. Este projeto foi alicerçado na metodologia educativa Ensino por Projetos, utilizando os pressupostos do construcionismo, com o objetivo de desenvolver a lógica e o raciocínio, com o uso da ferramenta de programação Scratch. Os resultados da aplicação foram coletados a partir das atividades desenvolvidas, relato oral, questionários, anotações, observações, fotografias e diário de bordo. O trabalho mostrou que embora não tivessem conhecimento de programação, acharam divertido e diferente, contribuindo para que o uso de uma tecnologia no espaço escolar despertasse o interesse e a vontade dos educandos em aprender. Aprender lógica de programação utilizando o Scratch possibilita a melhoria do raciocínio lógico, desenvolvendo o cognitivo, fazendo com que se percebesse a melhoria das relações pessoais e do trabalho em equipe, transformando-os em protagonistas na construção do conhecimento, possibilitando a criação de artefatos digitais criativos pelo próprio educando.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

da Silva, M. M. O. (2022). O Pensamento Computacional na Escola: Um relato de aplicação de projeto. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 1–13. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.379