O Pensamento Computacional na Escola: Um relato de aplicação de projeto
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.379Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Ensino e Aprendizagem, Linguagem de Programação ScrathResumo
Este relato apresenta as experiências vivenciadas na execução de um Projeto de Ação na Escola, a partir de uma prática realizada em um ambiente educativo, em uma turma de oitavo ano da escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Valdir de Castro, no bairro Santa Rosa, na cidade de Rio Grande/RS. Os sujeitos envolvidos no desenvolvimento do projeto são doze estudantes do Ensino Fundamental. Este projeto foi alicerçado na metodologia educativa Ensino por Projetos, utilizando os pressupostos do construcionismo, com o objetivo de desenvolver a lógica e o raciocínio, com o uso da ferramenta de programação Scratch. Os resultados da aplicação foram coletados a partir das atividades desenvolvidas, relato oral, questionários, anotações, observações, fotografias e diário de bordo. O trabalho mostrou que embora não tivessem conhecimento de programação, acharam divertido e diferente, contribuindo para que o uso de uma tecnologia no espaço escolar despertasse o interesse e a vontade dos educandos em aprender. Aprender lógica de programação utilizando o Scratch possibilita a melhoria do raciocínio lógico, desenvolvendo o cognitivo, fazendo com que se percebesse a melhoria das relações pessoais e do trabalho em equipe, transformando-os em protagonistas na construção do conhecimento, possibilitando a criação de artefatos digitais criativos pelo próprio educando.Referências
ALMEIDA, I. A; T. de. Contribuições da didática de Malba Tahan para a resolução de problemas. Com A Palavra, O Professor, Vitória da Conquista, Ba, v. 7, n. 18, p. 60-68, 17 set. 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/689. Acesso em: 25 out. 2022.
AUSUBEK, D; P.; NOVAK, J; D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. Ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 626 p.
BELL, T.; Witten, I. H.; Fellows, M. Computer Science Unplugged: ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. 2011. Disponível em: https://classic.csunplugged.org/documents/books/portuguese/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.
FALVO, S. R.; JUCÁ, R. S.. O raciocínio proporcional através da resolução de problemas: uma experiência de formação com professores que atuam nos anos iniciais. Com A Palavra, O Professor, Vitória da Conquista, Ba, v. 7, n. 18, p. 135-152, 17 set. 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/816. Acesso em: 25 out. 2022.
OLIVEIRA, C. L. A Metodologia de Projetos como recurso de ensino e aprendizagem na Educação Básica. 2006. Disponível em <http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2018.
PAPERT, S.; HAREL, I. Situating Constructionism. In: PAPERT, Seymour; HAREL, Idit. Constructionism. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1991. Cap. 1. p. 1-11.
PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, 2001. Disponível em: http://poetadasmoreninhas.pbworks.com/w/file/fetch/60222961/prensky20-20imigrantes20e20nativos20digitais.pdf Acesso em: 07 DE DEZ. 2016.
POZO, J. Ignacio et al (Org.). A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. 177 p.
RESNICK, M., Maloney, J., M.-H, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., et al. (2009). Scratch: programming for all. Communications of the ACM, 52(11):60–67.
SIPLE, I Zuchi et al. Ideias fundamentais do cálculo no Ensino Médio:: uma abordagem da pg à luz da resolução de problemas. Com A Palavra, O Professor, Vitória da Conquista, Ba, v. 7, n. 18, p. 89-116, 17 set. 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/810. Acesso em: 25 out. 2022.
VALENTE, J. A. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 16, n. 3, p.864-897, 2016. Quadrimestral. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/29051/20655>. Acesso em: 26 fev. 2019.
WING, J M.. Computational thinking. Communications Of The Acm, New York, v. 49, n. 3, p.33-35, 1 mar. 2006. Mensal. Association for Computing Machinery (ACM). http://dx.doi.org/10.1145/1118178.1118215.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.