Os reflexos de uma formação continuada na prática profissional de professores que ensinam matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.471Palavras-chave:
formação continuada, professores que ensinam matemática, desenvolvimento profissional, pensamento matemático, generalização de padrões.Resumo
O ensino de matemática constitui um campo que integra a formação docente e as práticas profissionais, sendo portanto um espaço decisivo para promover o desenvolvimento profissional de professores. Este estudo investigou os reflexos de uma formação continuada na prática profissional de professores que ensinam matemática. O quadro teórico abrangeu cinco temas: a) a formação continuada do professor; b) o desenvolvimento profissional; c) o conhecimento do professor; d) a prática profissional; e) o pensamento algébrico. Adotou-se abordagem qualitativa, embasada nas fases da engenharia didática (na acepção de Artigue), articulando-a com os momentos de uma investigação matemática (na conceituação de Ponte, Brocardo e Oliveira). Os sujeitos da pesquisa foram 20 professores que ensinam matemática em uma rede municipal do Espírito Santo. Os dados foram obtidos de entrevistas semiestruturadas e da observação dos sujeitos enquanto resolviam tarefas envolvendo generalização de padrões, bem como de seus registros, fichamentos de textos relacionados à temática e relatos escritos ou gravados em áudio acerca das tarefas que elaboraram ou adaptaram para aplicarem a seus alunos. Os resultados obtidos permitem concluir que a formação continuada que os sujeitos vivenciaram permitiu-lhes explorar grande diversidade de elementos que evidenciam mudanças na prática profissional desses professores: a) mudança na organização e planejamento de suas aulas; b) mudança na organização do ambiente de sala de aula; c) mudança na forma de trabalhar tarefas envolvendo generalização de padrões; d) mudança nos interesses por leituras relacionadas à educação matemática; e) mudança na forma de aplicar e estimular a resolução de tarefas em sala de aula; f) mudança ao assumir um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados da investigação conduzem ainda a uma avaliação positiva do papel que uma formação continuada pode desempenhar na aprendizagem de professores. Palavras-chave: formação continuada, professores que ensinam matemática, desenvolvimento profissional, pensamento matemático, generalização de padrões.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.