Projetos interdisciplinares transformando o protagonismo juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.490

Palavras-chave:

autoestima, educação, ensino e aprendizagem, gestão escolar

Resumo

Os projetos interdisciplinares que a escola oferece a seus alunos são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento destes. Este trabalho objetivou analisar os projetos realizados ao longo do ano 2018, com a intenção de melhorar e intervir na autoestima dos estudantes buscando, assim, o despertar para a iniciativa do protagonismo juvenil. Os projetos tiveram início após uma sondagem de preferências e de como a escola é vista pela comunidade escolar e, por outro lado, como a equipe analisa a aparente ausência de perspectiva por parte dos alunos, uma vez que muitos deles provêm de famílias desprivilegiadas financeira e culturalmente. Os projetos trabalhados, além do Projeto Protagonismo Juvenil, trouxeram para o ambiente escolar as histórias e lendas que formaram e permeiam a cultura da cidade de Guaratinguetá/SP ao longo de seus mais de 300 anos de fundação, onde busca o sentimento de pertencimento e a inserção desses jovens na sociedade onde atuam. Foram projetos voltados para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao êxito de cada um em suas escolhas acadêmicas futuras. No planejamento de 2019, após a avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2018, houve a constatação que mais uma vez a escola superou suas metas, estimulando a equipe escolar na constante busca pelo aprimoramento educacional dos jovens escolares.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Baesso, A. M. E., & Mendes, F. H. (2021). Projetos interdisciplinares transformando o protagonismo juvenil. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 1–12. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.490