Projetos interdisciplinares transformando o protagonismo juvenil
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.490Palavras-chave:
autoestima, educação, ensino e aprendizagem, gestão escolarResumo
Os projetos interdisciplinares que a escola oferece a seus alunos são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento destes. Este trabalho objetivou analisar os projetos realizados ao longo do ano 2018, com a intenção de melhorar e intervir na autoestima dos estudantes buscando, assim, o despertar para a iniciativa do protagonismo juvenil. Os projetos tiveram início após uma sondagem de preferências e de como a escola é vista pela comunidade escolar e, por outro lado, como a equipe analisa a aparente ausência de perspectiva por parte dos alunos, uma vez que muitos deles provêm de famílias desprivilegiadas financeira e culturalmente. Os projetos trabalhados, além do Projeto Protagonismo Juvenil, trouxeram para o ambiente escolar as histórias e lendas que formaram e permeiam a cultura da cidade de Guaratinguetá/SP ao longo de seus mais de 300 anos de fundação, onde busca o sentimento de pertencimento e a inserção desses jovens na sociedade onde atuam. Foram projetos voltados para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao êxito de cada um em suas escolhas acadêmicas futuras. No planejamento de 2019, após a avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2018, houve a constatação que mais uma vez a escola superou suas metas, estimulando a equipe escolar na constante busca pelo aprimoramento educacional dos jovens escolares.Referências
AUGUSTO, T.G.S.; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 139-154, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2019.
DEGANUT, R.G.; SILVA, T. Diagnóstico da evasão em cursos de educação profissional por intermédio do Projeto Político Pedagógico. Revista IPecege, v. 5, n. 1, p. 24-33, 2019.
FAVARÃO, N.R.L.; ARAÚJO, C.S.A. Importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Educere, v. 4, n. 2, p. 103-115, 2004.
MARTINS, M.H. O que é leitura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. 35 p.
PIMENTA, S.G. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Ideias, v. 16, p. 78-83, 1993.
SILVA THIESEN, J. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 1-11, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.