Recursos Digitais na Educação Infantil: análise a partir da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Jayne Cristina Franco de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luís Miguel Dias Caetano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-0907-831X

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.496

Palavras-chave:

Educação Tecnológica. Educação Infantil. Currículo. Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este artigo tem como finalidade identificar possibilidades e desafios na prática da educação tecnológica no contexto da Educação Infantil, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando os principais aspectos para a construção do currículo. Embora ainda em fase de implementação, o documento orientou que até o final de 2020, fosse feita a reorganização dos currículos e o alinhamento das propostas pedagógicas das escolas de Educação Básica.  Assim, isso reforça a necessidade de discussões que contemplem a inclusão digital, currículo e aprendizagem mediada pelos campos de experiências e direitos de aprendizagem, que corroboram com a sistematização do contexto sociocultural e digital das crianças. Como técnica de pesquisa, utilizamos o tipo bibliográfica de natureza narrativa, com análise de artigos selecionados nos repositórios científicos da CAPES e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), com critérios pré-estabelecidos, que nos permitiu aprofundamento teórico acerca do nosso objeto de pesquisa.  Na análise dos dados, nos subsidiamos na abordagem qualitativa, que elucidou a necessidade de adaptação curricular das instituições no que se refere à implementação das bases epistemológicas da BNCC, inclusão digital e, consequentemente, de formação continuada que auxilie o professor para o uso pedagógico dos artefatos midiáticos e digitais. A investigação nos possibilitou, ainda, destacar possibilidades pedagógicas para o uso dos recursos digitais com crianças pequenas, a partir da utilização de equipamentos simples e lúdicos, como computadores, tablets e datashow, integrados a jogos educativos, interativos e softwares educacionais, que trazem contribuições expressivas no desenvolvimento das habilidades previstas a essa fase de ensino.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Aquino , J. C. F. de, & Dias Caetano , L. M. (2024). Recursos Digitais na Educação Infantil: análise a partir da Base Nacional Comum Curricular. Com a Palavra, O Professor, 9(23), 40–60. https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.496