Práticas de ensino com aplicativo Photomath: narrativas digitais produzidas por professores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.507Palavras-chave:
Tecnologias Digitais Móveis; Aplicativos Educacionais; Ensino da Matemática; Formação de professores.Resumo
Os Smartphones ganharam popularidade mundial por possuírem inúmeras funcionalidades. A disseminação do seu uso em países desenvolvidos ocasionou um crescimento no mercado empresarial de criação de aplicativos educacionais com uma intencionalidade lucrativa, carecendo assim, de uma proposta pedagógica relevante. Hoje, encontramos disponível para download uma variedade de apps matemáticos, como o Photomath, um app que mostra passo a passo como resolver determinados problemas e desafios. Entretanto, na área da Educação Matemática ainda encontram-se poucas pesquisas que revelem o potencial desses softwares nos processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem o propósito de externar um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Educação, concluída em 2018, apresentando uma das três categorias de análise concebida: As práticas docentes com AppsEducacionais. Com uma abordagem qualitativa, o estudo foidesenvolvido durante a realização de um minicurso de formação continuada pelo projeto de extensão Rede Colabora (UFPEL). 31 professores de Matemática em atuação na educação básica, da rede pública de ensino do Brasil foram colaboradores dessapesquisa, desenvolvendo uma prática de ensino com o app photomath e compartilhando os resultados dessa experiência por meio de narrativas digitais. A análise posterior dessas narrativas forneceram indícios de que o uso desse app pode contribuir para o ensino da Matemática em cinco aspectos: pedagógico, social, comportamental, físico e avaliativo. E concluiu que o app foi utilizado pelos professores com a intenção de introduzir, revisar e avaliar conceitos matemáticos, prevalecendo o uso para conferência de resultados e comparação de resoluções.Downloads
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