A influência da afetividade juntamente com a Pedagogia de Projetos na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.535Palavras-chave:
Afetividade. Pedagogia de projetos. Aprendizagem.Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que apontou indícios da influência da afetividade combinada com a pedagogia de projetos no processo de aprendizagem no Ensino Médio. A expressão Pedagogia de Projetos está embasada a partir do conceito utilizado por Martins (2002), além de Hernández (1998) e Nogueira (2001), entre outros autores. Já a expressão afetividade se fundamenta, dentre vários autores, em Almeida (2001), Almeida e Mahoney (2005), Leite (2011), Tassoni (2008) e principalmente em Araújo (2012). A pesquisa teve como participantes da investigação um grupo de ex-alunos do Ensino Médio que participaram de projetos realizados numa Escola pública, no período de 2013 a 2017. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, de acordo com Mynaio (2001) e Triviños (1987), e apresenta aspectos de uma pesquisa exploratória, conforme Gil (2002), por consideramos o método coerente com o tipo de estudo em pauta. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, em conformidade com Triviños (1987). Para a análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011), e realizamos as etapas de pré-análise e pelas operações de codificação, decomposição/enumeração, a partir das dimensões que emergiram da pesquisa. A partir das análises, afirmamos que os resultados demonstram aspectos positivos da influência da afetividade conciliada com a pedagogia de projetos em relação à aprendizagem no Ensino Médio.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.