Avaliação formativa: uma experiência nas disciplinas de Prática de Ensino de Matemática I e II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.542

Palavras-chave:

Educação Matemática, avaliação formativa, avaliação pelos pares, formação inicial de professores de Matemática.

Resumo

O presente artigo relata uma experiência desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino de Matemática I e II de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Estadual no Norte do Paraná a respeito da avaliação formativa, mais especificamente, da avaliação pelos pares em episódios de microensino. Foi um experimento que deslocou o trabalho pedagógico e a avaliação do eixo da aula para um trabalho desenvolvido em parceria entre a professora e os alunos, buscando desenvolver capacidades fundamentais para a formação cidadã. O trabalho teve o objetivo de relatar e refletir na prática de avaliação pelos pares e do seu papel nos processos de ensino e de aprendizagem em episódios de microensino. A avaliação pelos pares é uma estratégia de avaliação formativa que vem ganhando espaço no Ensino Superior, pois ela favorece a interação aluno e aluno, aluno e professor e aluno e conteúdo em função do feedback construtivo que é próprio dessa modalidade de avaliação. A pesquisa realizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória. Os dados foram coletados a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Os alunos foram autores e atores de todo o processo pedagógico. Verificou-se que o experimento contemplou os objetivos de uma avaliação formativa, pois propiciou ao professor repensar sua prática pedagógica e aos alunos participar ativamente de todo o processo.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Passos, A. Q., & Luccas, S. (2021). Avaliação formativa: uma experiência nas disciplinas de Prática de Ensino de Matemática I e II. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 13–36. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.542