Avaliação formativa: uma experiência nas disciplinas de Prática de Ensino de Matemática I e II
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.542Palavras-chave:
Educação Matemática, avaliação formativa, avaliação pelos pares, formação inicial de professores de Matemática.Resumo
O presente artigo relata uma experiência desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino de Matemática I e II de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Estadual no Norte do Paraná a respeito da avaliação formativa, mais especificamente, da avaliação pelos pares em episódios de microensino. Foi um experimento que deslocou o trabalho pedagógico e a avaliação do eixo da aula para um trabalho desenvolvido em parceria entre a professora e os alunos, buscando desenvolver capacidades fundamentais para a formação cidadã. O trabalho teve o objetivo de relatar e refletir na prática de avaliação pelos pares e do seu papel nos processos de ensino e de aprendizagem em episódios de microensino. A avaliação pelos pares é uma estratégia de avaliação formativa que vem ganhando espaço no Ensino Superior, pois ela favorece a interação aluno e aluno, aluno e professor e aluno e conteúdo em função do feedback construtivo que é próprio dessa modalidade de avaliação. A pesquisa realizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória. Os dados foram coletados a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Os alunos foram autores e atores de todo o processo pedagógico. Verificou-se que o experimento contemplou os objetivos de uma avaliação formativa, pois propiciou ao professor repensar sua prática pedagógica e aos alunos participar ativamente de todo o processo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.