Fatores que influenciam a qualidade de Ensino Superior na Região Académica VI de Angola
Palavras-chave:
Políticas Educativas, Ensino Superior, Qualidade de Ensino.Resumo
O interesse pelos recursos humanos qualificados é uma luta constante das políticas públicas de governação de todos os países, já que, até a actualidade está comprovado que os mesmos constituem a melhor riqueza de qualquer Nação. Para tornar exequível esta tarefa, o ensino superior é, sem dúvida, um sector social preponderante. Para tal, desde 2009, o executivo angolano leva a cabo um processo de criação de novas regiões académicas e de novas instituições de ensino superior públicas, estando o país dividido por oito regiões académicas. A província da Huíla e do Namibe constituem a Região Académica VI, assim fez-se o estudo no sentido de diagnosticar e apresentar algumas propostas relativas a qualidade de ensino. O estudo está associado ao mestrado em Governação e Gestão Pública, do Centro de Pesquisas em Políticas Públicas e Governação Local da Faculdade de Direito da UAN, e cuja prova pública aconteceu em Agosto de 2019. A pesquisa é essencialmente qualitativa, e tem como objectivo: Conhecer os factores que influenciam a qualidade de ensino superior na Região Académica VI de Angola. Os resultados da pesquisa revelam que, a dotação financeira atribuída, não resulta de um diagnóstico de necessidades das mesmas, o que dificulta a autonomia administrativa, patrimonial e financeira, por outra, o MESCTI não permite a cobrança de uma taxa, mesmo que ínfima, de comparticipação mensal aos estudantes para a concretização da auto-sustentação das mesmas; afigurando-se dentre outros, como factores que influenciam a qualidade de ensino. Conceitos chave: Políticas Educativas, Ensino Superior, Qualidade de Ensino.Referências
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Decreto Presidência nº 188/14 de 4 de Agosto, Cria a Instituição de Ensino Superior Pública, denominada «Universidade Cuíto Cuanavale» e aprova o seu Estatuto.
Legislação
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Programa de Governo do MPLA 2012 - 2017
Programa de Governo do MPLA 2017 - 2022
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