Uso do webfólio como instrumento avaliativo da aprendizagem em Física: reflexões formativas

Autores

  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) https://orcid.org/0000-0003-4254-6960
  • Alexandre Guimarães Rodrigues Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA) http://orcid.org/0000-0002-1167-6634
  • Licurgo Peixoto de Brito Peixoto de Brito Instituto de Ciências Exatas e Naturais e do Instituto de Educação Matemática e Científica Universidade Federal do Pará (ICEN/IEMCI/UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8363-8971

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.551

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Tecnologia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa mais ampla desenvolvida em uma turma do ensino médio, de uma escola pública do estado do Pará, Brasil, para a qual aplicamos atividades diversificadas sobre o ensino de física com vistas à aprendizagem de temas modernos e contemporâneos da ciência. A prática de intervenção foi por meio da implementação de uma sequência didática na qual o uso de ferramentas de avaliação da aprendizagem foi estruturado de webfólios. Em vista disso, objetivamos analisar aspectos de desenvolvimento da aprendizagem por meio do uso de webfólios como instrumento avaliativo em Física a partir da implementação de uma intervenção pedagógica com atividades diferenciadas no ensino médio. Em sua abordagem a pesquisa tem caráter qualitativo e pudemos observar a realidade e as possibilidades no uso dos webfólios como base de construção de conhecimento científico para que estudante discorra e se posicione sobre determinado assunto, desenvolva sua autonomia frente ao conhecimento, torne-se mais ativo e participativo no processo, bem como utilize mecanismos de aprendizagem para sua inserção social. Por fim, destacamos que os resultados apresentados incorporam o que a literatura defende do processo avaliativo e conduz o estudante ao seu protagonismo enquanto cidadão.

Referências

ALVES, Leonir Pessate. Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6.ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006, 101-120.
CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: AlfaÔmega, 2004.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GRACE, Cathy; SHORES, Elizabeth. Manual de portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Ferramentas de avaliação na educação online. In: IX Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. ANAIS. Caracas, Venezuela: RIBIE - Rede Iberoamericana de Informática Educativa do Programa CYTED, 2008. Disponível em http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2008/pdf/ferramientas_avaluacion.pdf. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
MIRANDA, Joseval dos Reis. O Webfólio como procedimento avaliativo no processo de aprendizagens: sentidos, significados e desafios. Informática na Educação: teoria & prática, 20(2), 272-286, 2017.
NEVADO, Rosane Aragon de; BASSO, Marcus Vinicius; MENEZES, Credine Silva de. Webfólio: uma proposta para avaliação na aprendizagem, conceitos, estudos de casos e suporte computacional. In: XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBI). 2004. Amazonas. ANAIS. São Paulo: SBIE, 2004. p. 299-308. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/331/317. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
RODRIGUES, Claudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 2008.
RODRIGUES, Alexandre Guimarães. Relatório de Pesquisa de Estágio Pós Doutoral: Investigações sobre Metodologias de Design Based-Research (DBR) e Produção de Sequência de Ensino-Aprendizagem (TLS) com Tópicos de Física Moderna no Contexto de Ensino Superior. Desenvolvido na Universidade São Paulo sob supervisão do Prof. Dr. Maurício Pietrocola, São Paulo, 2015.
ROSA, Cleci Teresinha Werner da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Rodrigues-Moura, S., Rodrigues, A. G., & Brito, L. P. de B. P. de. (2020). Uso do webfólio como instrumento avaliativo da aprendizagem em Física: reflexões formativas. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 104–118. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.551