Uso do webfólio como instrumento avaliativo da aprendizagem em Física: reflexões formativas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.551Palavras-chave:
Educação, Ensino, TecnologiaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa mais ampla desenvolvida em uma turma do ensino médio, de uma escola pública do estado do Pará, Brasil, para a qual aplicamos atividades diversificadas sobre o ensino de física com vistas à aprendizagem de temas modernos e contemporâneos da ciência. A prática de intervenção foi por meio da implementação de uma sequência didática na qual o uso de ferramentas de avaliação da aprendizagem foi estruturado de webfólios. Em vista disso, objetivamos analisar aspectos de desenvolvimento da aprendizagem por meio do uso de webfólios como instrumento avaliativo em Física a partir da implementação de uma intervenção pedagógica com atividades diferenciadas no ensino médio. Em sua abordagem a pesquisa tem caráter qualitativo e pudemos observar a realidade e as possibilidades no uso dos webfólios como base de construção de conhecimento científico para que estudante discorra e se posicione sobre determinado assunto, desenvolva sua autonomia frente ao conhecimento, torne-se mais ativo e participativo no processo, bem como utilize mecanismos de aprendizagem para sua inserção social. Por fim, destacamos que os resultados apresentados incorporam o que a literatura defende do processo avaliativo e conduz o estudante ao seu protagonismo enquanto cidadão.Referências
CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: AlfaÔmega, 2004.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GRACE, Cathy; SHORES, Elizabeth. Manual de portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Ferramentas de avaliação na educação online. In: IX Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. ANAIS. Caracas, Venezuela: RIBIE - Rede Iberoamericana de Informática Educativa do Programa CYTED, 2008. Disponível em http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2008/pdf/ferramientas_avaluacion.pdf. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
MIRANDA, Joseval dos Reis. O Webfólio como procedimento avaliativo no processo de aprendizagens: sentidos, significados e desafios. Informática na Educação: teoria & prática, 20(2), 272-286, 2017.
NEVADO, Rosane Aragon de; BASSO, Marcus Vinicius; MENEZES, Credine Silva de. Webfólio: uma proposta para avaliação na aprendizagem, conceitos, estudos de casos e suporte computacional. In: XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBI). 2004. Amazonas. ANAIS. São Paulo: SBIE, 2004. p. 299-308. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/331/317. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
RODRIGUES, Claudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 2008.
RODRIGUES, Alexandre Guimarães. Relatório de Pesquisa de Estágio Pós Doutoral: Investigações sobre Metodologias de Design Based-Research (DBR) e Produção de Sequência de Ensino-Aprendizagem (TLS) com Tópicos de Física Moderna no Contexto de Ensino Superior. Desenvolvido na Universidade São Paulo sob supervisão do Prof. Dr. Maurício Pietrocola, São Paulo, 2015.
ROSA, Cleci Teresinha Werner da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.