Modelagem Matemática e Educação Ambiental no contexto da Cultura Digital
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.560Palavras-chave:
Cultura digital; Modelagem Matemática; Educação Matemática, Ensino MédioResumo
Neste artigo, analisamos o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental relacionado a práticas de preservação da água. Este trabalho coletivo foi implantado com um grupo de alunos do 2º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente, integrado ao Ensino Médio Regular, de uma escola da Rede Federal na cidade de Uberlândia (MG). O objetivo do projeto foi o de incentivar os alunos a produzir ciência e tecnologia por meio da elaboração de protótipos digitais. O processo foi desenvolvido a partir da seguinte questão: Como a produção de uma tecnologia (descarga digital) possibilita a economia de água utilizada no vaso sanitário das nossas residências? A pesquisa prosseguiu de duas maneiras: levantamento sobre os dispositivos utilizados em um modelo comum de banheiro brasileiro e a construção de um protótipo com componentes digitais para o controle do volume de saída de água. Compreendemos que, além dos benefícios da busca pela preservação dos recursos naturais, este projeto contribuiu para a constituição do conhecimento derivado da modelagem matemática e seu vínculo com a cultura digital na educação, permitindo superar os obstáculos inerentes ao processo de construção desse conhecimento, bem como aceleraro processo de apropriação desses conhecimentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.