A abordagem de conteúdos de Matemática em Práticas de Modelagem e as implicações para o currículo
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.562Palavras-chave:
Modelagem Matemática, matemática escolar, currículo flexível.Resumo
Neste artigo objetiva-se refletir sobre a abordagem de conteúdos de Matemática em práticas de Modelagem e a relação que se estabelece com os currículos estruturados para a educação escolar. A reflexão se dá a partir da dinâmica de uma prática de Modelagem com alunos de Licenciatura em Matemática e Química, a partir de um projeto temático. Enfoca como os conteúdos matemáticos foram abordados a partir das oportunidades que se apresentaram nos contextos estudados. A análise evidenciou a possibilidade de se abordar os conteúdos matemáticos de maneira contextualizada, mesmo que não previstos para aquele nível de escolaridade, ou mesmo que conteúdos considerados pré-requisitos não tenham sido trabalhados previamente. Dessa forma apresenta a possibilidade de rompimento com a linearidade dos programas, por meio da adoção de formas flexíveis e não lineares de organização curricular.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.