Estratégias heurísticas como meios de ação em atividades de Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.563Palavras-chave:
Educação Matemática; Modelagem Matemática; HeurísticasResumo
No presente artigo dirigimos nossa atenção para os fazeres dos alunos quando desenvolvem atividades de modelagem. Nossa análise tem a intenção de buscar elementos relativos a uma temática reconhecida no campo da resolução de problemas, contudo pouco explorada no âmbito da modelagem matemática: as estratégias heurísticas dos alunos. Nossas argumentações vêm pautadas em um quadro teórico relativo à modelagem matemática e às estratégias heurísticas e em uma pesquisa empírica em que alunos de um curso de Licenciatura em Matemática desenvolvem uma atividade de modelagem matemática. O processo analítico relativo à atividade desenvolvida pelos grupos de alunos nos leva a considerar que as estratégias heurísticas reconhecidas no processo de resolução de problemas também se evidenciam no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática.Algumas estratégias parecem intuitivas ou associadas às experiências anteriores dos alunos com modelagem matemática. Outras, entretanto, parecem ser mais específicas e refletem a característica de descoberta, criação associada ao termo heurística.Downloads
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