Modelagem Matemática e BIG DATA no desenvolvimento da literacia digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.564

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Big Data. Educação Matemática.

Resumo

A sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Grochot Gayeski, R., Vecchia, R. D. V. D., & Maltempi, M. V. (2020). Modelagem Matemática e BIG DATA no desenvolvimento da literacia digital. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 237–257. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.564