Um olhar aos núcleos temáticos em Modelagem Matemática que emergiram dos trabalhos do VII SIPEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.566

Palavras-chave:

Educação Matemática. Ensino. Pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação.

Resumo

Neste artigo discorremos sobre as pesquisas brasileiras em Modelagem Matemática na Educação Matemática. A partir da questão: Que núcleos temáticos da pesquisa em Modelagem Matemática emergem dos trabalhos apresentados no VII SIPEM?, analisamos os artigos que foram publicados pelo Grupo de Trabalho 10 Modelagem Matemática na VII edição do SIPEM. Esse olhar se caracterizou como uma pesquisa qualitativa de cunho descritiva e interpretativa e, ao refletirmos sobre os cinco núcleos temáticos emergentes, dialogamos com as tendências temáticas da pesquisa em Modelagem Matemática apresentadas por Oliveira, A. (2016). Em linhas gerais, em relação a essas tendências temáticas, registramos alguns avanços como, por exemplo, nas reflexões sobre a formação de professores, porém, poucas discussões ainda a respeito de materiais curriculares para práticaspedagógicas em Modelagem Matemática. Nossa reflexão sobre esses núcleos revelou preocupações já explicitadas em pesquisas internacionais, o que indica um movimento convergente do debate sobre os temas interligados à Modelagem Matemática como prática e linha de investigação no Brasil e outros países.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

Kato, L. A., & Oliveira, W. P. (2020). Um olhar aos núcleos temáticos em Modelagem Matemática que emergiram dos trabalhos do VII SIPEM. Com a Palavra, O Professor, 5(11), 284–302. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.566