Da Licenciatura à Pós-Graduação: práticas promotoras da pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais no contexto do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.570Palavras-chave:
Formação de Professores; Pesquisa em Educação Matemática; PIBID.Resumo
Objetivamos relatar encaminhamentos e resultados de um processo formativo, vivenciado no contexto das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, em um curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino Superior Federal do Centro-Oeste brasileiro, especificamente, no escopo da discussão, destacamos o papel que este programa representa para a promoção da prática de pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais. O referencial teórico contempla a problemática da formação inicial de professores e objetivos que fundamentam a implantação do programa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. No que respeita à metodologia, ilustramos a perspectiva de trabalho do grupo que tivemos a experiência de participação, sendo este com características colaborativas. Face aos resultados, compreendemos que o programa de iniciação à docência representa meio catalisador de aprendizagens pré-profissionais relacionadas à carreira do professor que ensina Matemática nos primeiros anos, sobretudo, no caso aqui analisado, ainda se apresenta como eixo central de interesse pela investigação por um grupo de futuros professores, os quais chegam aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática amparados pelo repertório teórico-metodológico decorrente da formação pela pesquisa que tiveram acesso na formação inicial ao serem bolsistas do PIBID.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.