Da Licenciatura à Pós-Graduação: práticas promotoras da pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais no contexto do PIBID

Palavras-chave: Formação de Professores; Pesquisa em Educação Matemática; PIBID.

Resumo

Objetivamos relatar encaminhamentos e resultados de um processo formativo, vivenciado no contexto das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em um curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino Superior Federal do Centro-Oeste brasileiro, especificamente, no escopo da discussão, destacamos o papel que este programa representa para a promoção da prática de pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais. O referencial teórico contempla a problemática da formação inicial de professores e objetivos que fundamentam a implantação do programa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. No que respeita à metodologia, ilustramos a perspectiva de trabalho do grupo que tivemos a experiência de participação, sendo este com características colaborativas. Face aos resultados, compreendemos que o programa de iniciação à docência representa meio catalisador de aprendizagens pré-profissionais relacionadas à carreira do professor que ensina Matemática nos primeiros anos, sobretudo, no caso aqui analisado, ainda se apresenta como eixo central de interesse pela investigação por um grupo de futuros professores, os quais chegam aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática amparados pelo repertório teórico-metodológico decorrente da formação pela pesquisa que tiveram acesso na formação inicial ao serem bolsistas do PIBID.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
Silva, D., Santino, F., & Ciríaco, K. (2021). Da Licenciatura à Pós-Graduação: práticas promotoras da pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais no contexto do PIBID. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 114-137. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.570