Formação docente para práticas multiletradas com jogos digitais na Matemática: compreendendo o jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.571

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Multiletramentos, Formação de professores, Ensino de Matemática

Resumo

Em um contexto de tantas inovações tecnológicas, a educação matemática precisa se reinventar, pois, com a constante evolução da sociedade cada vez mais transformada, a maneira como se ensina e se aprende precisa ser ressignificada. Neste estudo, propomos uma reflexão sobre a necessidade de formação de professores de Matemática para o uso crítico e criativo dos jogos digitais como prática de multiletramentos que poderá contribuir para a dinamização e contextualização do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, como uma possibilidade didático-pedagógica interativa e lúdica, que desperte no aluno o desejo de aprender. Desse modo, objetivamos discutir sobre a formação de professores de matemática da Educação Básica para o uso dos jogos digitais, com vistas à potencialização de práticas pedagógicas na perspectiva dos multiletramentos. Nessa revisão de literatura, abordamos os jogos digitais como produto cultural que poderá propiciar significativas mediações pedagógicas e criar para os estudantes do referido nível de ensino novas possiblidades de aprendizagem da Matemática, articulando diferentes linguagens, mídias, semioses, letramentos e multiletramentos.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Silva, O. S. F., & Souza, D. C. (2021). Formação docente para práticas multiletradas com jogos digitais na Matemática: compreendendo o jogo. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 138–159. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.571