Formação docente para práticas multiletradas com jogos digitais na Matemática: compreendendo o jogo
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.571Palavras-chave:
Jogos Digitais, Multiletramentos, Formação de professores, Ensino de MatemáticaResumo
Em um contexto de tantas inovações tecnológicas, a educação matemática precisa se reinventar, pois, com a constante evolução da sociedade cada vez mais transformada, a maneira como se ensina e se aprende precisa ser ressignificada. Neste estudo, propomos uma reflexão sobre a necessidade de formação de professores de Matemática para o uso crítico e criativo dos jogos digitais como prática de multiletramentos que poderá contribuir para a dinamização e contextualização do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, como uma possibilidade didático-pedagógica interativa e lúdica, que desperte no aluno o desejo de aprender. Desse modo, objetivamos discutir sobre a formação de professores de matemática da Educação Básica para o uso dos jogos digitais, com vistas à potencialização de práticas pedagógicas na perspectiva dos multiletramentos. Nessa revisão de literatura, abordamos os jogos digitais como produto cultural que poderá propiciar significativas mediações pedagógicas e criar para os estudantes do referido nível de ensino novas possiblidades de aprendizagem da Matemática, articulando diferentes linguagens, mídias, semioses, letramentos e multiletramentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.