Materiais didáticos como proposta metodológica para a geometria nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Tânia Barbosa de Freitas Cooperativa Educacional de Jaguarari (COOPEJ/Jaguarari - BA); Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DEDC VII-Senhor do Bonfim - BA) http://orcid.org/0000-0001-9482-4542
  • Mirian Ferreira Brito Universidade do Estado da Bahia/Depto. de Educação-Campus VII-Senhor do Bonfim, Bahia https://orcid.org/0000-0002-3207-1191
Palavras-chave: Ensino de Geometria. Materiais Didáticos. Metodologia de Ensino. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

O brincar é uma das atividades essenciais realizadas pelas crianças na infância e que pode ser amplamente aproveitada para melhorar a aprendizagem, inclusive de conteúdos escolares. A ação do brincar na educação infantil, quase sempre intermediada por outra pessoa ou objeto, é bem estruturada, no entanto, isso parece não ocorrer com facilidade nas demais etapas de escolarização. As pesquisas de estudiosos sobre estas temáticas e nossos projetos sobre geometria nos levaram a discussões em relação ao brincar, a geometria e materiais didáticos para além da educação infantil. Deste modo, nos propusemos a catalogar materiais didáticos que auxiliassem no ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma pesquisa de características qualitativa e bibliográfica. Para tanto, os dados foram coletados, selecionados e catalogados de artigos e sites de internet e nos levaram a construção do presente artigo. Os resultados foram registrados em Quadros que mostram os conteúdos oficialmente indicados para a geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, os materiais didáticos que sugerimos para o ensino destes conteúdos e, finalmente, a junção das duas temáticas (conteúdos geométricos e materiais didáticos). Os materiais didáticos sugeridos podem ser inclusos na metodologia de ensino do professor como ações para brincar e, neste sentido, poderá auxiliá-lo com os conteúdos de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
Freitas, T., & Brito, M. (2021). Materiais didáticos como proposta metodológica para a geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 160-177. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.572